Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

APERS prestigia o I Congresso Porto Alegre Cidade Educadora

Publicação:

I Congresso Porto Alegre Cidade Educadora
I Congresso Porto Alegre Cidade Educadora

Entre os dias 29 e 30 de novembro de 2022 aconteceu na UFCSPA e na Unisinos o I Congresso Porto Alegre Cidade Educadora. O historiador do APERS, Gabriel Gaziero, participou do evento que teve como objetivo promover a transformação da cidade de Porto Alegre em uma plataforma de aprendizagem. O congresso ofereceu palestras, seminários, mesas redondas e o compartilhamento de experiências educativas apresentadas por especialistas nacionais e internacionais, assim como profissionais locais das áreas da cultura e da educação. As atividades propostas contribuem para um esforço de construir uma cidade mais democrática e mobilizada para a educação de seus habitantes. 

Uma cidade educadora possibilita a formação para a cidadania, para a vida e ao longo da vida e para isso emprega o espaço urbano, os equipamentos públicos e da sociedade civil, articulando nesse processo a cultura, a história e a memória da cidade. Para isso se faz necessária a identificação e aproveitamento das potencialidades locais e desenvolvimento de políticas públicas de educação, cultura e patrimônio. Em 2021, Porto Alegre foi recredenciada junto à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e aderiu à Carta das Cidades Educadoras.  

A partir daí passaram a se desenvolver discussões para a organização de um evento que pudesse reunir pessoas e experiências para a construção de uma Porto Alegre cujo espaço urbano participe ativamente de uma prática educativa vivenciada cotidianamente, acolhendo seus cidadãos e potencializando seu acesso à cultura e seu direito de produzir cultura na cidade. Muito destaque foi dado para a necessidade de concentrar as experiências já desenvolvidas na forma de políticas públicas que orientem um planejamento mais amplo e alinhado das diversas instituições públicas e privadas e que esteja vinculado a um aporte orçamentário. 

Durante a tarde de terça-feira (29/11), foi realizado um roteiro que percorreu o Museu da UFRGS, o CHC Santa Casa, o Museu Júlio de Castilhos e a Pinacoteca Ruben Berta. Ao longo do percurso, os participantes entraram em contato com os profissionais dedicados às ações educativas e de educação patrimonial dessas instituições. Eles apresentaram suas práticas educacionais, estratégias e materiais pedagógicos, além de compartilharem seus desafios e inquietações. 

Na quarta-feira (30/11) foi apresentada a Rede Educativa de Museus e Instituições Culturais de Porto Alegre (REMIC), que foi formada no âmbito do Movimento Porto Alegre Cidade Educadora. A Rede, que já conta com a adesão de 29 instituições, busca articular as áreas educacionais de museus, centros culturais, arquivos e bibliotecas, promovendo ações conjuntas, como eventos, exposições e roteiros educativos, o compartilhamento de experiências, a divulgação das ações educativas promovidas e a atração de público para os espaços de educação e cultura do município 

Todas as trocas que o Congresso possibilitou vêm a agregar para o aprimoramento do Programa de Educação Patrimonial (PEP) e das demais ações educativas desenvolvidas pelo Arquivo Público. Da mesma forma, permitem conectar o Arquivo, como instituição cultural e de memória, a ações e projetos mais amplos, angariando pessoas e entidades que compartilham o objetivo de fomentar uma Porto Alegre mais educadora. 

Comentários

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul