Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Exposição virtual “Caminhos dos Arquivos – Nossas Histórias, Nossas Heranças” | 12ª edição

Publicação:

Caminhos dos Arquivos | Nossas histórias, nossas heranças
Caminhos dos Arquivos | Nossas histórias, nossas heranças

Estamos em nossa décima segunda postagem dos “Caminhos dos Arquivos” para o site e demais mídias sociais do APERS. Hoje, completamos um ano de edições falando das 44 instituições precursoras do projeto (2018-2019). Comemoramos, honrados, pelo aval das parceiras ao projeto, que nos incentivaram e continuam a nos encorajar a continuar trabalhando na agremiação de novos parceiros detentores de acervos documentais nos caminhos do nosso amado Rio Grande do Sul. Esta edição fecha o ciclo das pioneiras com: Centro Histórico Cultural Santa Casa, Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Vera Chaves Barcellos, Memorial da Justiça Federal do Rio Grande do Sul - Memorial do TRT4 e Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul.

“A memória dos velhos é menos pronta, porque o seu arquivo é muito extenso” (Marquês de Maricá)

ARQUIVO CENTRAL DO CHC SANTA CASA DE PORTO ALEGRE - O Arquivo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre recolhe, conserva, organiza e disponibiliza os documentos provenientes de todas as unidades da Instituição, além dos acervos privados recebidos, de interesse para a memória da Santa Casa. Oferece condições para o acesso à informação sob sua guarda, além de incentivar a produção do conhecimento científico e cultural. É composto por manuscritos, impressos, plantas, mapas, filmes, fitas de áudio, vídeos e registros iconográficos, como fotografias, negativos, cartazes, postais, pôsteres, desenhos, gravuras e ilustrações, além de jornais e revistas com matérias alusivas à Instituição ou por ela produzidas. O Arquivo oferece e disponibiliza documentos para a produção do conhecimento nos âmbitos da história política, social, econômica, cultural, das religiões, da história do cotidiano, do trabalho, da saúde, das doenças, da morte, da escravidão/liberdade, da loucura, da imigração, do abandono e da infância. Contribui, ainda, para os processos de dupla cidadania e pesquisas genealógicas.

Endereço: Avenida Independência, 75 – Independência - Porto Alegre/RS
Contatos: (51) 3213-7258 ou e-mail: pesquisa.chc@santacasa.org.br
Site: www.chcsantacasa.org.br
Facebook | Instagram | YouTube
Horário de Funcionamento: Sala de Pesquisa - Terças e sextas-feiras, das 9h às 13h Quartas e quintas-feiras, das 13h às 17h

CHC Santa Casa
Logo CHC Santa Casa

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DA FUNDAÇÃO VERA CHAVES BARCELLOS - O Centro de Documentação e Pesquisa – CDP da Fundação Vera Chaves Barcellos foi oficialmente inaugurado em 2008 com a finalidade de preservar registros de eventos e de projetos culturais relacionados à arte contemporânea local, nacional e internacional. Por guardar documentos de grande relevância para a memória cultural brasileira, o CDP busca tornar-se local de referência para estudantes, professores, pesquisadores e demais profissionais da área artística. O espaço oferece atendimento ao público presencialmente e as visitas devem ser agendadas previamente por e-mail ou por telefone. Além disso, fornece cópias reprográficas e digitais dos documentos do arquivo e promove a realização de visitas guiadas pelo arquivo documental.

Endereço: Av. Julio de Castilhos, 159 / 6° andar – Centro - Porto Alegre/RS
Contato: (51) 3228.1445 e E-mail: arquivo@fvcb.com
Site: http://fvcb.com | Facebook | Instagram
Horário de Funcionamento: Segundas a sextas-feiras, das 13h30min às 17h30min, mediante agendamento.

Logo Fundação Vera Chaves Barcellos
Logo Fundação Vera Chaves Barcellos

MEMORIAL DA JUSTIÇA FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - Comunicar à sociedade as competências, o modo de atuação e os resultados efetivos da Justiça Federal do RS, através da preservação e exposição de autos findos. O Memorial da Justiça Federal do RS organiza e elabora atividades que tem como objetivo, fazer a mediação dos saberes jurídicos, de forma a tornar a linguagem acessível, esclarecedora e informativa perante à sociedade. O conteúdo dos processos revela fatos sociais, políticos, econômicos e culturais únicos, que representam diferentes momentos da história brasileira e merecem divulgação por serem fontes legítimas, orgânicas e naturais dos momentos e mudanças que revelam.

Endereço: Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, nº 600 / 9º Andar / Ala Sul - Praia de Belas - Porto Alegre / RS
Telefone: (051) 32149095 e E-mail: ndoc@jfrs.jus.br / memoria@jfrs.jus.br
Site: www2.jfrs.jus.br/memorial | Facebook
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta das 13h às 18h

Memorial da Justiça Federal do RS
Logo Memorial da Justiça Federal do RS

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RIO GRANDE DO SUL - Em 23 de janeiro de 1998, Portaria assinada pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Adroaldo Furtado Fabrício, criou o Projeto Memória. O início das atividades ocorreu em 6 de julho do mesmo ano, já na Presidência do Desembargador Cacildo de Andrade Xavier. Mais tarde, pela Portaria nº 35/2000-P, de 11 de outubro de 2000, o Projeto converteu-se em Centro de Memória do Judiciário Gaúcho. E somente mediante a Portaria nº 01/2002, assinada pelo então Presidente, Desembargador Luiz Felipe Vasques de Magalhães, em 09 de janeiro de 2002, o Centro transformou-se em Memorial do Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul. Em 29 de janeiro do mesmo ano, foram inauguradas as novas instalações no andar térreo do Palácio da Justiça. A finalidade do Memorial é abrigar tipos diversos de suportes documentais, de uso pessoal ou institucional, de valor para a função de testemunho histórico coletivo do Judiciário do RS, dando-lhe o tratamento necessário para sua conservação e viabilizando sua disponibilização à comunidade.

Endereço: Pça Marechal Deodoro, 55 – Térreo do Palácio da Justiça - Centro Histórico - Porto Alegre/RS – CEP 90010-906
Contatos: (51) 3210-7176 ou E-mail: memorial@tjrs.jus.br
Site: memorialtjrs.wordpress.com | Facebook | Instagram
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 18h

Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul
Logo Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul

Comentários

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul