Exposição virtual “Caminhos dos Arquivos – Nossas Histórias, Nossas Heranças” | 8ª edição

Estamos em nossa 8ª edição dos “Caminhos dos Arquivos” para o blog e demais mídias sociais do APERS. Hoje, postaremos os conteúdos dos parceiros Arquivo Público Municipal de São Francisco de Assis, Memorial e Espaço Cultural Casa do Leite em Cachoeirinha e o Instituto Histórico de Passo Fundo.

ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DE ASSISFoi criado pela Lei Municipal nº 1007/2016, que estabelece as diretrizes da política municipal dos arquivos públicos e privados, analógicos e digitais, de interesse público e social e o sistema municipal de arquivos de São Francisco de Assis. O arquivo utiliza os princípios e conceitos da arquivística, como o Plano de Classificação de Documentos (PCD) e a Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD) para assessorar o Sistema Municipal de Arquivos e a implantação de uma plataforma de acesso, no intuito de difundir os documentos arquivísticos digitais da Prefeitura Municipal de São Francisco de Assis.

Arquivo Municipal São Francisco de Assis

Endereço: Rua João Moreira, 1707 - Centro - São Francisco de Assis/RS
Contato: Telefone: (55) 32522747 ou arquivo@saofranciscodeassis.rs.gov.br
Facebook: @arquivopublicomunicipaldesaofranciscodeassis
Horário de Funcionamento: 8 h às 14 h

MEMORIAL E ESPAÇO CULTURAL CASA DO LEITE - espaço cultural vinculado a Secretaria Municipal de Cultural, Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura Municipal de Cachoeirinha e seu Arquivo Histórico integra o Sistema Municipal de Arquivos subordinado ao Arquivo Central da Secretaria Municipal de Modernização Administrativa e Gestão Municipal. Na Casa do Leite são elaboradas, organizadas e montadas exposições históricas, artísticas e culturais, assim como, oficinas, seminários, cursos e outros, em conjunto com os setores de eventos, relativos ao exercício das artes visuais, à história local e regional, bem como às demais áreas da cultura. Coordenam-se também, juntamente à Comissão Permanente de Avaliação e Pesquisa do Patrimônio Ambiental Histórico-Cultural, os processos de pesquisa e tombamento do patrimônio histórico e cultural localizados no Município.

Casa do Leite Cachoeirinha

Endereço: Deolindo Manoel Selão, 71 - Parque da Matriz - Cachoeirinha/RS
Contato: (51) 3471-3610 ou casadoleite@cachoeirinha.rs.gov.br
Site: www.cachoeirinha.rs.gov.br -Facebook: @casadoleitecachoeirinha
Horário de Funcionamento: 08 h às 17 h

INSTITUTO HISTÓRICO DE PASSO FUNDO - entidade sem fins lucrativos, formada por interessados na história local e regional, e que tem como principais objetivos estimular, auxiliar e propor medidas que assegurem os estudos históricos, além de coletar documentos e acervos, tornando-os acessíveis à comunidade passo-fundense. Além de empreender projetos e ações atentando para a história, a cultura, o patrimônio, as memórias e as identidades no/do Município de Passo Fundo, o IHPF reúne acervos de interesse histórico; produz e organiza livros, pesquisas e eventos; e ainda realiza a curadoria do Espaço Cultural Nicoleit &Oro, localizado junto ao saguão do 1º Tabelionato de Passo Fundo, onde são feitas mostras e exposições alusivas à História Local e Regional.

IHPF
19125514-ihpf.png

Endereço: Rua Teixeira Soares, 1268 – Centro - Passo Fundo - RS
Contato: (54) 99984-2404 | (54) 99202-6854 ou ihpf@ihpf.com.br