03 de novembro | Dia mundial da Preservação Digital
Publicação:

Em 03 de novembro é celebrado mundialmente o Dia da Preservação Digital. No Brasil, é uma temática ainda em construção, principalmente na área de arquivos, entretanto tem ganhado força, pouco a pouco sendo reconhecida como elemento fundamental nos processos de gestão documental, transformação digital, garantia de acesso à informação e do direito à memória.
Os principais desafios que se apresentam às instituições de arquivos em razão da crescente produção de documentos digitais estão na manutenção de sua autenticidade, na preservação e no acesso de longo prazo, tanto para prover o Estado com informações sobre seus atos e assegurar a transparência pública, quanto para garantir o registro de memórias da sociedade e de fontes que oportunizarão a escrita da história.
Mas afinal, o que é a Preservação Digital? Considerando que boa parte dos documentos produzidos pela Administração Pública apresenta longa temporalidade de guarda ou serão de guarda permanente, vindo a compor o patrimônio documental histórico conforme disposto na Tabela de Temporalidade de Documentos, é necessária a adoção de ferramentas e práticas de preservação digital por meio de um Plano e de uma Política específicos, visando o acesso aos documentos digitais de modo autêntico e à superação da obsolescência tecnológica tanto dos objetos digitais como dos seus suportes.
Desde 2020, o Arquivo Público do Estado do RS tem estudado e planejado um projeto de preservação digital, por meio do Programa Arq_Digital. Inicialmente, foi discutido como este trabalho pode ser construído no âmbito do Poder Executivo estadual, a fim de preservar os documentos nascidos digitalmente assim como atender a grande demanda por digitalização de documentos, tendo como principal finalidade a racionalização das massas documentais acumuladas e a facilitação do acesso. Este Programa foi construído em cinco pilares que tratam da Política de Preservação Digital, da implementação de ferramentas como o Archivematica e o AtoM, da normatização da digitalização, do estudo para desenvolvimento e instalação de SIGAD, e não menos importante, o arquivamento da WEB. Após vários estudos e interlocuções internas, está em fase de viabilização a cooperação do Estado, por meio do APERS, com o IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) para implantação do Programa.
Neste 03 de novembro o APERS celebra o Dia da Preservação Digital e reforça a importância de se pensar e construir políticas e procedimentos para preservar os documentos digitais produzidos na atualidade, com o objetivo de disponibilizar o acesso irrestrito no futuro, com autenticidade, integridade e transparência.
Como forma de aproximar-se do tema e prestigiar a data, indicamos a participação no evento que está sendo promovido hoje, 03 de novembro, pelo IBICT e a Rede Cariniana com a temática “Garantindo um futuro sustentável para os nossos arquivos digitais”. Acesse clicando aqui.