Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão
Início do conteúdo

Publicações

Neste espaço publicamos os instrumentos de pesquisas produzidos pela equipe técnica e anais de eventos realizados pelo APERS, e artigos e trabalhos acadêmicos que tem as ações do Arquivo ou seus acervos como referencias. Para acessar os arquivos em formato .pdf clique nos títulos com links disponíveis.

INSTRUMENTOS DE PESQUISA

Definição do arranjo do acervo dos Tabelionatos – experiência interdisciplinar de organização arquivística e estudo histórico, Equipe técnica APERS. (Artigo, 2006)

Descrição Documental, de Eloá Maria Possebon. (Artigo, 2006)

Processos-crimes como fonte histórica para o estudo da escravidão: notas de pesquisa, de Jônatas Marques Caratti. (Artigo, 2006)

Sistema de Arquivo do Estado – SIARQ: um modelo de gestão documental para a esfera pública, de Márcia Medeiros da Rocha. (Artigo, 2006)

Os Arquivos Municipais e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de Cristiele Alpi. (TCC, 2007)

O Impacto do Fim do Tráfico na Escravaria das Charqueadas Pelotenses (C.1846-C.1874), de Bruno Stelmach Pessi. (Monografia, 2008)

O controle de acesso na percepção dos profissionais de arquivo: uma questão de segurança das informações institucionais, de Josiane Ayres Sfreddo e Daniel Flores. (Artigo, 2009)

O palácio de papel: Cem anos do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (1906-2006), de Carmen Moreira Merlo. (Dissertação, 2010)

Difusão de informação e acessibilidade de arquivos: um estudo dos sítios dos arquivos públicos da região sul do Brasil, de Flávia Pozzebon. (Monografia, 2011)

Programa de Endomarketing: proposta para o APERS, de Aline Medianeira Ramiro Vedoin. (Relatório de estágio, 2011)

Sistemas de arquivos públicos: implantação dos instrumentos arquivísticos pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, de Joana Peregrina Hernandes. (TCC, 2011)

Sistema AAP: agilidade e eficiencia no acesso aos acervos do Arquivo Publico do Estado do Rio Grande do Sul, de Karine Georg Dressler; Maria Cristina Kneipp Fernandes, Renata Pacheco de Vasconcellos. (Artigo, 2011)

O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul e as fontes judiciais, de Aline Nascimento Maciel, Camila Lacerda Couto. (Artigo, 2012)

Acessibilidade e acesso no APERS – Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, de Aline Nascimento Maciel Comasseto. (Monografia, 2012)

Difusão virtual do Patrimônio Documental do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, de Viviane Portella de Portella. (Dissertação, 2012)

Promoção do acesso aos arquivos através de programas e projetos de descrição e difusão: experiências do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, de Aline Nascimento Maciel e Clarissa de Lourdes Sommer Alves (Artigo, 2013)

Políticas Públicas de Arquivo: uma análise dos municípios da Grande Porto Alegre/RS, de Francisco Weliton Oliveira Araujo Souza. (TCC, 2013)

A importância da elaboração de instrumentos de pesquisa para o resgate da memória: a experiência do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul na confecção de um catálogo seletivo da documentação da Comissão Especial de Indenização, (pág.: 57-68) de Renata Pacheco de Vasconcellos e Vanessa Tavares Menezes. (Artigo, 2013)

Ditadura, direitos humanos, arquivos e educação a partir do patrimônio: documentar a ditadura para que(m)?, (pág.: 120-137) de Clarissa de Lourdes Sommer Alves e Nôva Brando. (Artigo, 2013)

O Arquivo Público e o Projeto Resistência em Arquivo., (pág. 239-250) de Isabel Oliveira Perna Almeida e Vanessa Tavares Menezes. (Artigo, 2014)

Coletânea Resistência em Arquivo: Memória e História da Ditadura, organização de Nôva Marques Brando e Bianca da Silva Machado. (2015)

Ação Educativa e Educação Patrimonial em Arquivos: a oficina “Resistência em Arquivo: Patrimônio, Ditadura e Direitos Humanos”, de Clarissa de Lourdes Sommer Alves, Nôva Brando e Vanessa Tavares Menezes. (Artigo, OPSIS, Catalão, v.15, n. 1, p. 9-27, 2015)

PEP em Revista: o Programa de Educação Patrimonial UFRGS-APERS, organização de Carla Simone Rodeghero, Nôva Brando e Clarissa Sommer Alves. (2015)

Reflexões sobre o ofício do historiador em arquivos a partir da construção da oficina Resistência em Arquivo: patrimônio, ditadura e direitos humanos, de Clarissa Sommer Alves. (TCC, 2015)

Implantação da Gestão Documental no Sistema de Processo Administrativo Eletrônico do Estado do Rio Grande do Sul, de Jonas Ferrigolo Melo e Débora Flores. (Artigo, 2016)

Vantagens da metodologia de identificação arquivística na construção de planos de classificação arquivística, de Maria de Fátima Cruz Corrêa. (Monografia, 2016)

As oficinas do Programa de Educação Patrimonial UFRGS-APERS(pág. 703 a 173) de Clarissa Sommer Alves e Carla Simone Rodeghero. (Artigo, 2016)

Porosas fronteiras: experiências de escravidão e liberdade nos limites do Império (Jaguarão – segunda metade do século XIX), de Matheus Batalha Bom. (Dissertação de Mestrado, 2017)

Os “zeladores” da democracia: ação democrática renovadora – um alicerce da ditadura civil-militar no Rio Grande do Sul, de Sara Dalpiaz Carlos. (TCC, 2018)

Cadernos de pagamento de professores como desencadeadores de pesquisa em História da Educação (pág. 59-73), de Eduardo Cristiano Hass da Silva e Milene Moraes de Figueiredo (Artigo, 2018)

A magistratura leiga e eletiva: os Juízes de Paz em Rio Pardo (1828-1850), de Michele de Oliveira Casali. (Dissertação de Mestrado, 2018)

Conversando com Historiadoras e Historiadores Sul Rio-Grandenses, de Rodrigo Weimer

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul