Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Publicações

Neste espaço publicamos os materiais produzidos pela equipe técnica e pesquisadores que estão em conformidade com os objetivos e serviços da Instituição, anais de eventos realizados pelo APERS, artigos e trabalhos acadêmicos que tem as ações do Arquivo ou seus acervos como referenciais.

Para acessar os arquivos em formato .pdf clique nos títulos com links disponíveis.

Projeto “APERS? Presente, professor! Propostas Pedagógicas a partir de Fontes Arquivísticas”: projeto de difusão educativa virtual desenvolvido entre os anos de 2014 e 2016 objetivando levar um pedacinho do APERS para dentro das escolas. As propostas foram lançadas primeiramente em nosso blog no Wordpress, e em seguida organizadas em publicações correspondentes a eixos temáticos. Cada uma delas conta com texto de suporte temático para os(as) professores(as), texto didático-pedagógico para os(as) estudantes, fonte arquivística digitalizada, propostas de atividades a partir do texto e da fonte, e sugestões metodológicas para a condução dos trabalhos com as turmas. Acesse as coletâneas, utilize-as em suas aulas presenciais ou virtuais, síncronas ou assíncronas, e vamos juntos ampliar os usos educativos dos arquivos!

Projeto AfricaNoArquivo: fontes de pesquisa & debates para a igualdade étnico-racial no Brasil: desenvolvido com recursos do edital Prêmio Pontos de Memória, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o projeto objetiva difundir o acervo do APERS e promover processos de ensino-aprendizagem a partir de documentos produzidos no contexto da escravidão, oportunizando reflexões sobre as marcas desse período em nossa história e o necessário combate ao racismo. Para tanto, foram produzidas e doadas centenas de caixas pedagógicas compostas por reproduções de documentos históricos com suas devidas transcrições, um DVD com vídeo educativo e um jogo completo de tabuleiro, visando estimular o envolvimento dos grupos a partir da ludicidade. Tais caixas são entregues para escolas, instituições de memória e grupos de pesquisa, entretanto, você também pode baixar cada um dos elementos que a compõem:

Publicações do Programa de Educação Patrimonial UFRGS-APERS:

PEP em Revista, vol. 1

Maria Degolada: mito ou realidade? Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul: EST, 1994.

Definição do arranjo do acervo dos Tabelionatos – experiência interdisciplinar de organização arquivística e estudo histórico, Equipe técnica APERS. (Artigo, 2006)

Descrição Documental, de Eloá Maria Possebon. (Artigo, 2006)

Processos-crimes como fonte histórica para o estudo da escravidão: notas de pesquisa, de Jônatas Marques Caratti. (Artigo, 2006)

Sistema de Arquivo do Estado – SIARQ: um modelo de gestão documental para a esfera pública, de Márcia Medeiros da Rocha. (Artigo, 2006)

Os Arquivos Municipais e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de Cristiele Alpi. (TCC, 2007)

O Impacto do Fim do Tráfico na Escravaria das Charqueadas Pelotenses (C.1846-C.1874), de Bruno Stelmach Pessi. (Monografia, 2008)

O controle de acesso na percepção dos profissionais de arquivo: uma questão de segurança das informações institucionais, de Josiane Ayres Sfreddo e Daniel Flores. (Artigo, 2009)

O palácio de papel: Cem anos do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (1906-2006), de Carmen Moreira Merlo. (Dissertação, 2010)

Difusão de informação e acessibilidade de arquivos: um estudo dos sítios dos arquivos públicos da região sul do Brasil, de Flávia Pozzebon. (Monografia, 2011)

Programa de Endomarketing: proposta para o APERS, de Aline Medianeira Ramiro Vedoin. (Relatório de estágio, 2011)

Sistemas de arquivos públicos: implantação dos instrumentos arquivísticos pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, de Joana Peregrina Hernandes. (TCC, 2011)

Sistema AAP: agilidade e eficiencia no acesso aos acervos do Arquivo Publico do Estado do Rio Grande do Sul, de Karine Georg Dressler; Maria Cristina Kneipp Fernandes, Renata Pacheco de Vasconcellos. (Artigo, 2011)

O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul e as fontes judiciais, de Aline Nascimento Maciel, Camila Lacerda Couto. (Artigo, 2012)

Acessibilidade e acesso no APERS – Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, de Aline Nascimento Maciel Comasseto. (Monografia, 2012)

Difusão virtual do Patrimônio Documental do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, de Viviane Portella de Portella. (Dissertação, 2012)

Promoção do acesso aos arquivos através de programas e projetos de descrição e difusão: experiências do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, de Aline Nascimento Maciel e Clarissa de Lourdes Sommer Alves (Artigo, 2013)

Políticas Públicas de Arquivo: uma análise dos municípios da Grande Porto Alegre/RS, de Francisco Weliton Oliveira Araujo Souza. (TCC, 2013)

A importância da elaboração de instrumentos de pesquisa para o resgate da memória: a experiência do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul na confecção de um catálogo seletivo da documentação da Comissão Especial de Indenização, (pág.: 57-68) de Renata Pacheco de Vasconcellos e Vanessa Tavares Menezes. (Artigo, 2013)

Ditadura, direitos humanos, arquivos e educação a partir do patrimônio: documentar a ditadura para que(m)?, (pág.: 120-137) de Clarissa de Lourdes Sommer Alves e Nôva Brando. (Artigo, 2013)

O Arquivo Público e o Projeto Resistência em Arquivo., (pág. 239-250) de Isabel Oliveira Perna Almeida e Vanessa Tavares Menezes. (Artigo, 2014)

Coletânea Resistência em Arquivo: Memória e História da Ditadura, organização de Nôva Marques Brando e Bianca da Silva Machado. (2015)

Ação Educativa e Educação Patrimonial em Arquivos: a oficina “Resistência em Arquivo: Patrimônio, Ditadura e Direitos Humanos”, de Clarissa de Lourdes Sommer Alves, Nôva Brando e Vanessa Tavares Menezes. (Artigo, OPSIS, Catalão, v.15, n. 1, p. 9-27, 2015)

PEP em Revista: o Programa de Educação Patrimonial UFRGS-APERS, organização de Carla Simone Rodeghero, Nôva Brando e Clarissa Sommer Alves. (2015)

Reflexões sobre o ofício do historiador em arquivos a partir da construção da oficina Resistência em Arquivo: patrimônio, ditadura e direitos humanos, de Clarissa Sommer Alves. (TCC, 2015)

Análise da difusão virtual em Arquivos Públicos da Região Sul do Brasil, de Mateus Walker Cabreira (TCC, 2016)

Implantação da Gestão Documental no Sistema de Processo Administrativo Eletrônico do Estado do Rio Grande do Sul, de Jonas Ferrigolo Melo e Débora Flores. (Artigo, 2016)

Vantagens da metodologia de identificação arquivística na construção de planos de classificação arquivística, de Maria de Fátima Cruz Corrêa. (Monografia, 2016)

As oficinas do Programa de Educação Patrimonial UFRGS-APERS(pág. 703 a 173) de Clarissa Sommer Alves e Carla Simone Rodeghero. (Artigo, 2016)

Arquivamento e preservação da web: procedimentos de coleta e armazenamento de sites institucionais dos Arquivos Públicos Estaduais Brasileiros, de Natali Moniqui Reigert. (TCC, 2017)

Porosas fronteiras: experiências de escravidão e liberdade nos limites do Império (Jaguarão – segunda metade do século XIX), de Matheus Batalha Bom. (Dissertação de Mestrado, 2017)

Os “zeladores” da democracia: ação democrática renovadora – um alicerce da ditadura civil-militar no Rio Grande do Sul, de Sara Dalpiaz Carlos. (TCC, 2018)

Cadernos de pagamento de professores como desencadeadores de pesquisa em História da Educação (pág. 59-73), de Eduardo Cristiano Hass da Silva e Milene Moraes de Figueiredo (Artigo, 2018)

A magistratura leiga e eletiva: os Juízes de Paz em Rio Pardo (1828-1850), de Michele de Oliveira Casali. (Dissertação de Mestrado, 2018)

Políticas públicas para preservação do patrimônio arquivístico, de Ana Karina Uberti Moreira (TCC, 2018)

Operações historiográficas em arquivos? Uma análise sobre o ofício de historiadoras e historiadores em arquivos públicos estaduais brasileiros na atualidade, de Clarissa Sommer Alves (Dissertação de Mestrado, 2019)

A institucionalização do APERS e o fazer arquivístico (1906-1925), de Paulo Ricardo de Souza Soares. (TCC, 2019)

Catálogo seletivo Escravidão, Liberdade e Tutela: os instrumentos de pesquisa e o trabalho arquivístico, de Evano Lara de Lima. (TCC, 2019)

Conversando com Historiadoras e Historiadores Sul Rio-Grandenses: coletânea do APERS Entrevista (2012-2019), de Rodrigo de Azevedo Weimer, org. (Livro, 2020)

Arquivamento dos websites do governo federal brasileiro: preservação do domínio GOV.BR, de Jonas Ferrigolo Melo (Dissertação de Mestrado, 2020)

Guia prático de leitura de documentos judiciais, de Rodrigo de Azevedo Weimer, org. (Guia, 2021)

Conversando com mais historiadoras e historiadores sul-rio-grandenses: coletânea do APERS Entrevista (2021), de Rodrigo de Azevedo Weimer, org. (Livro, 2021)

No refluxo dos retornados: Custódio Joaquim de Almeida, o príncipe africano de Porto Alegre, de Jovani Scherer; Rodrigo de Azevedo Weimer. (Livro, 2021)

Orientações para Pesquisa Genealógica, de Caroline Acco Baseggio, org. (Guia, 2021)

Arquivo para todos: acesso e mediação informacional para usuários com deficiência no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, de Alice Tavares da Silva (Monografia, 2022)

Guia de Fontes Documentais para a História e a Genealogia Açoriana: possibilidades de pesquisa nos Açores/Portugal e no Rio Grande do Sul/Brasil, de Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Guia de fontes, 2022)

A difusão dos Arquivos Públicos Estaduais brasileiros no Instagram, de Marcos Machado Paulo (TCC, 2022)

A institucionalização do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (1906-1910), de Katia Teresinha Paloschi (TCC, 2022)

Conversando com atropólogosas e historiadoresas do Rio Grande do Sul (2023), de Rodrigo de Azevedo Weimer, org. (Livro, 2023)

Arquivos pra quem? Estudo socioeconômico no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, de Rafael dos Santos Werhli (TCC, 2023)

Arquivos de engenharia: contribuições da Arquivologia, de Lívia Oliveira Job (Prêmio Nacional Arquivologia Maria Odila Fonseca, 2023)

A patrimonialização cultural de arquivos no Brasil, de Francisco Alcides Cougo Junior (Prêmio Nacional Arquivologia Maria Odila Fonseca, 2023)

Inclusão digital e a difusão da informação: o papel da acessibilidade no site do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, de Leonardo Emerin Krob (TCC, 2024)

Instrumentos de pesquisa arquivísticos viabilizam o acesso às informações. São ferramentas elaboradas a partir da Descrição Documental e responsáveis por detectar o material de interesse do usuário; orientando a consulta e determinando, corretamente, onde estão e quais são.

Aqui estarão relacionados os instrumentos elaborados por arquivistas e historiadores/as do APERS:

Catálogo Arquivo LGBTQIAPN+: levantando documentos para outras histórias

Catálogo da Secretaria de Interior e Exterior: o Arquivo Público e seus processos administrativos

Catálogo da Secretaria de Justiça: processos administrativos de pensões (1975 a 1991)

Catálogo da Secretaria de Justiça: processos administrativos de utilidade pública

Catálogo História das Mulheres & Relações Familiares: Vara de Família e Sucessão de Porto Alegre.

Catálogo Seletivo Acervo da Comissão Estadual da Verdade

Catálogo Seletivo de Cartas de Liberdade - Volume I

Catálogo Seletivo de Cartas de Liberdade - Volume II

Catálogo Seletivo I – Escravidão, Liberdade e Tutela

Catálogo Seletivo Resistência em Arquivo: Memórias e Histórias da Ditadura no Brasil

Catálogos Seletivos Documentos da Escravidão:

Compra e Venda de Escravos - Volume I

Compra e Venda de Escravos - Volume II

Descrição acervos dos Tabelionatos com aplicação da Norma ISAD(G).

Descrição do Acervo Administrativo do Arquivo Público do RS com aplicação da Nobrade.

Descrição do Acervo da Comissão Especial de Indenização com aplicação da Nobrade.

Descrição do fundo Secretaria de Coordenação e Planejamento (1968 – 1991)

Descrição do fundo Secretaria da Justiça (1975 – 1991)

Fontes para a História Administrativa do Rio Grande do Sul: a trajetória das Secretarias de Estado (1890 – 2005).

Tipologias da espécie documental “Processo Judicial” do acervo do Poder Judiciário, custodiado pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul.

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul