Pesquisa no Acervo
O Arquivo Público do Estado custodia documentos recolhidos nos acervos: Executivo, Judiciário, Legislativo, Registro Civil e Tabelionatos.
Você tem interesse em pesquisar algum documento dos acervos do Arquivo Público? Utilize a plataforma On-line de Pesquisa no Acervo clicando no botão abaixo. Antes, conheça a usabilidade da ferramenta a partir do nosso Guia de Utilização.
Para solicitar acesso aos documentos custodiados pelo Arquivo Público do RS entre em contato com a Sala de Pesquisa pelo e-mail saladepesquisa@planejamento.rs.gov.br ou através do telefone (51) 3288-1375. O atendimento presencial é realizado mediante agendamento.
O acesso aos documentos em nossa Sala de Pesquisa é autorizado após o pesquisador efetuar seu cadastro e preencher o Termo de Responsabilidade, informando os documentos que pretende pesquisar. O termo pode ser solicitado presencialmente ou pelo e-mail saladepesquisa@planejamento.rs.gov.br.
Orientações para solicitação de cópias de documentos
Para a solicitação de cópias encaminhe seu pedido para o e-mail tele-apers@planejamento.rs.gov.br ou telefone (51) 3288-1300.
Registro Civil – certidão de nascimento, casamento e óbito entre os anos de 1929 e 1975. Para encaminhamento são necessários os seguintes dados: nome, data do registro e cartório.
Tabelionatos – escrituras públicas entre os anos de 1763 e 1985. Para encaminhamento são necessários os seguintes dados: data da escritura e o tabelionato.