Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Pesquisa no Acervo

O Arquivo Público do Estado custodia documentos recolhidos nos acervos: Executivo, Judiciário, Legislativo, Registro Civil e Tabelionatos.

Você tem interesse em pesquisar algum documento dos acervos do Arquivo Público? Utilize a plataforma On-line de Pesquisa no Acervo clicando no botão abaixo. Antes, conheça a usabilidade da ferramenta a partir do nosso Guia de Utilização.

Para solicitar acesso aos documentos custodiados pelo Arquivo Público do RS entre em contato com a Sala de Pesquisa pelo e-mail saladepesquisa@planejamento.rs.gov.br ou através do telefone (51) 3288-1375O atendimento presencial é realizado mediante agendamento. 

Regras para a pesquisa 

O acesso aos documentos em nossa Sala de Pesquisa é autorizado após o pesquisador efetuar seu cadastro e preencher o Termo de Responsabilidade, informando os documentos que pretende pesquisar. O termo pode ser solicitado presencialmente ou pelo e-mail saladepesquisa@planejamento.rs.gov.br.

Orientações para solicitação de cópias de documentos

Para a solicitação de cópias encaminhe seu pedido para o e-mail tele-apers@planejamento.rs.gov.br ou telefone (51) 3288-1300. 

Registro Civil  certidão de nascimento, casamento e óbito entre os anos de 1929 e 1975. Para encaminhamento são necessários os seguintes dados: nome, data do registro e cartório. 

Tabelionatos  escrituras públicas entre os anos de 1763 e 1985. Para encaminhamento são necessários os seguintes dados: data da escritura e o tabelionato. 

Os acervos de Registro Civil e Tabelionatos não estão indexados digitalmente nem digitalizados. As cópias do Registro Civil servem apenas para fins informacionais. 
O horário de atendimento presencial do Arquivo Público do RS é de segunda a sexta-feira, das 08h30min às 12h e das 13h às 17h. 
Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul