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Ações Educativas

A consolidação das ações educativas no APERS deu-se por meio do reconhecimento do potencial reflexivo e pedagógico intrínseco a seu patrimônio documental e arquitetônico, assim como da compreensão de que é possível produzir relações de ensino-aprendizagem significativas a partir de documentos arquivísticos, indo além da difusão institucional e incidindo em processos de formação cidadã. Atualmente os principais projetos e serviços ofertados nesse âmbito são:

Programa de Educação Patrimonial UFRGS-APERS: a cooperação com o Programa de Pós-Graduação e com o Departamento de História da UFRGS na área da Educação Patrimonial se estabeleceu em 2009. Combinando esforços no sentido de captar recursos, compor equipes, pesquisar e produzir materiais pedagógicos a partir do acervo da instituição, a equipe do PEP atua com base em um tripé composto por (1) oficinas de educação patrimonial (2) capacitação de oficineiros e (3) formação de professores.

ATENÇÃO: as oficinas presenciais do PEP estão suspensas desde o início da pandemia de COVID-19. No momento, APERS e UFRGS estão trabalhando pela sua retomada, com previsão para a oferta da oficina "Resistência em Arquivo: patrimônio, ditadura e direitos humanos" a partir do segundo semestre de 2023. 

Oficina com alunos da EMEF Herbert José de Souza em 2019
Oficina com alunos da EMEF Herbert José de Souza em 2019
Não há, por enquanto, planejamento para oferta das demais oficinas. 

1. Oficinas de Educação Patrimonial, voltadas para turmas escolares. São elas:

- Os Tesouros da Família Arquivos (inativa) - voltada a turmas dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, foi criada a partir de documentos relacionados à escravidão no RS. Oportuniza o contato com tipos documentais diversos que aproximam os estudantes de personagens escravizados nos séculos XVIII e XIX, procurando valorizar suas histórias de vida, luta e resistência, identificando as marcas do processo de escravização em nossa sociedade.

- Desvendando o Arquivo Público: relações de gênero na história (inativa) - voltada a turmas dos 8º e 9º anos, mescla documentos de fundos, temporalidades e temáticas diversas. Conectamos por meio de uma abordagem teórica documentos dos tipos: inventário, processo-crime, certidão de nascimento, habilitação de casamento e processo de desquite. A oficina oportuniza, a partir do patrimônio documental, refletir sobre as relações de gênero como construções históricas.

- Resistência em Arquivo: patrimônio, ditadura e direitos humanos (ativa) - voltadas a turmas do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi concebida a partir de processos que compõem o fundo da Comissão Especial de Indenização. Convida as turmas a imergirem em discussões sobre a ditadura civil-militar brasileira utilizando fontes que registram a trajetória de ex-presos políticos. Explicita, assim, a importância do livre acesso aos documentos desse período.

As oficinas são disponibilizadas gratuitamente. A oficina "Resistência em Arquivo: patrimônio, ditadura e direitos humanos" tem planejamento para oferta entre os meses de agosto e outubro de 2023. Os agendamentos se darão a partir do mês de julho para grupos escolares de até 30 estudantes. As oficinas "Os Tesouros da Família Arquivo" e "Desvendendo o Arquivo Público: relações de gênero na história" não estão sendo oferecidas no momento.

2. Capacitação de oficineiros, voltada à formação teórica e prática em educação patrimonial. Seu objetivo é a formação dos oficineiros para atuarem nas oficinas de educação patrimonial oferecidas pelo Arquivo ao público escolar. É direcionada principalmente para estudantes que realizam estágio obrigatório do curso de licenciatura em História ou inscritos em atividades de extensão promovidas pelo PEP UFRGS-APERS, mas vagas para graduandos de áreas afins que desejem certificado de horas complementares também podem ser viabilizadas. É realizada previamente a cada temporada de oficinas do Programa.

Formação de professores promovida pela equipe do PEP 2017 na sala Borges de Medeiros
Formação de professores promovida pela equipe do PEP 2017 na sala Borges de Medeiros

3. Cursos de Formação para Professores, eventos anuais voltados, centralmente, para professores e estudantes de cursos de licenciatura. São oportunidades de formação e troca de experiências pensados como forma de aproximação e diálogo com aqueles que podem ser multiplicadores, nas escolas, dos usos educativos dos arquivos e do patrimônio cultural.

A esse tripé somam-se atividades com o objetivo de difundir o próprio Programa e compartilhar conhecimentos produzidos, como a participação em eventos acadêmicos e a produção de textos de divulgação.

Projeto AfricaNoArquivo – fontes de pesquisa & debates para a igualdade étnico-racial no Brasil: foi desenvolvido com recursos captados pela Associação dos Amigos do APERS no edital Prêmio Pontos de Memória, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Tais recursos oportunizaram a compra de equipamentos, pesquisa e reprodução do acervo, desenvolvimento de um jogo de tabuleiro e de materiais de apoio, a partir de documentos relacionados à escravidão no Rio Grande do Sul. Foram produzidas 700 caixas com material lúdico-pedagógico, que vêm sendo distribuídas como doação para escolas, instituições de memória, ONGs e grupos de pesquisa interessados no tema.  Atualmente, não há mais jogos em estoque para doação, as unidades restantes passaram a integrar a Jogoteca Educativa do APERS e podem ser retiradas mediante empréstimo pelos professores por período determinado.

Jogoteca Educativa do APERS:  a partir da experiência de provocar  a reflexão e o aprendizado por meio do brincar vivenciada com o Projeto AfricaNoArquivo, em 2017  passou-se a desenvolver outros jogos autorais do mundo do patrimônio cultural e dos acervos do APERS. Até o momento foram criados dois jogos: “Caso X: investigando um crime da ditadura em Porto Alegre” e “Enigmas do Patrimônio”, os quais podem ser locados por professores(as) para uso em sala de aula, com devolução em data combinada.

Estágio Curricular em História: esse serviço educativo objetiva oportunizar, aos graduandos dos cursos de História, vivências relacionadas aos fazeres dos historiadores nas áreas de gestão, tratamento, acesso e difusão documental em instituições arquivísticas. Tem como público-alvo preferencial estudantes do curso de Bacharelado em História,  as propostas de estágio são desenvolvidas em conjunto com o candidato a fim de melhor aproveitar suas experiências e habilidades para os projetos do Arquivo. 

Projeto APERS? Presente, professor! Propostas Pedagógicas a partir de Fontes Arquivísticas: pensando em estender os laços entre Arquivo e comunidade, esse projeto foi idealizado tendo como principal objetivo disponibilizar virtualmente atividades que pudessem ser desenvolvidas pelos professores nas salas de aula da Educação Básica. Para isso, foram formuladas propostas pedagógicas que tiveram como ponto de partida os documentos custodiados pela instituição e que podem ser baixadas de nosso site.

Acesse às coletâneas de propostas pedagógicas aqui!

Contatos:

Fone: (51) 3288-1359

E-mail: acaoeducativa@planejamento.rs.gov.br

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