Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

08/01/2021 - 30 anos da Lei de Arquivos no Brasil

Publicação:

30 anos da Lei de Arquivos no Brasil
30 anos da Lei de Arquivos no Brasil

No dia 08 de janeiro de 1991, há exatos 30 anos, era publicada a Lei 8.159, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados no país. A chamada Lei de Arquivos foi certamente uma conquista fruto da mobilização de diversos atores sociais no processo da redemocratização brasileira, buscando garantir a gestão documental, acesso e preservação a documentos de arquivos como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação. 

As garantias e avanços por ela amparados ao longo desses anos são inegáveis, assim como é inegável a importância dos debates em torno de sua atualização e enraizamento. Nós do APERS celebramos a data imbuídos do compromisso com sua efetivação em nossa sociedade. 

Para refletir a respeito, vamos acompanhar o webinar promovido hoje pelo Arquivo Nacional, que será transmitido ao vivo pelo Facebook, ficando também disponível na página para assistir posteriormente. Saiba mais clicando aqui e participe você também!
Webinar - Comemoração dos 30 anos da Lei 8.159/91 e dos 183 anos do Arquivo Nacional
Webinar - Comemoração dos 30 anos da Lei 8.159/91 e dos 183 anos do Arquivo Nacional

Comentários

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul