09.06: Dia Internacional dos Arquivos

Definição de Arquivo - Dicionário Terminologia Arquivística AN 2005
. - Foto: Divulga APERS
Por Carla Segatto e Juliano Balbon/ APERS

A definição de ARQUIVO foi retirada do Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, uma publicação de 2005 do Arquivo Nacional do Brasil.

Instituída pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA) em 2007, o Dia Internacional dos Arquivos visa destacar o papel crucial que os arquivos desempenham na manutenção da história, na gestão governamental e na garantia de direitos.

Comemorar este dia, num ano tão emblemático para o do Rio Grande do Sul, no qual as chuvas torrenciais e intermináveis demonstraram sua força avassaladora sobre tudo e todos é, sem dúvida alguma, dicotômico.

Os arquivos são guardiões da nossa cultura e memória. Através deles, é possível conhecer a trajetória de uma nação, entender as transformações sociais, políticas e econômicas que moldaram a sociedade. Arquivos históricos, literários, fotográficos e audiovisuais nos permitem mergulhar em diferentes épocas, preservando a herança cultural para as gerações futuras. Eles são essenciais para a pesquisa acadêmica, o jornalismo investigativo e a educação, fornecendo fontes primárias indispensáveis para a construção do conhecimento.

Nosso objeto de trabalho e estudo diário, seja na construção de orientações técnicas, tratamento de acervos, descrição arquivística, elaboração de instrumentos de gestão ou pesquisa, além de prover o acesso irrestrito, sofreram sérios danos com os alagamentos.

Misturados com a água, no barro, no lodo, cercados de esgoto e demais resíduos tóxicos, estão as informações produzidas por anos e anos, ao longo de toda a constituição estadual e social que vivemos.

Enfrentamos um desastre climático devastador que não apenas tirou vidas e afetou a comunidade local, também causou danos significativos aos arquivos estaduais. A perda desses documentos, se não agilmente salvos e recuperados, é uma tragédia que pode interferir profundamente na vida da sociedade, comprometendo o acesso a informações vitais e à preservação da história regional.

A recuperação e o salvamento desses arquivos devem ser uma prioridade política para os governantes, além de ser uma responsabilidade social. É um período que mais exigirá do poder estatal a preocupação e o investimento com políticas públicas destinadas à preservação da documentação, como forma de garantir a continuidade do acesso da população aos serviços básicos e direitos que só serão subsidiados a partir de registros e documentos comprobatórios, além de serem provas para a fiscalização e controle das ações públicas por parte da sociedade.

Muitos desafios nos esperam, e muitos arquivos também! Mas esta data deve, ainda, servir como mola propulsora a fim de demonstrarmos a potência e importância dos arquivos.

Neste Dia Internacional dos Arquivos, celebramos não apenas os documentos e os profissionais que trabalham incansavelmente para preservá-los, mas também o direito à memória, à cultura e à informação. Reconhecer a importância dos arquivos é reconhecer a importância da nossa história e dos nossos direitos. É um compromisso com o passado, o presente e o futuro, assegurando que as próximas gerações possam acessar e compreender a riqueza da nossa trajetória.