APERS segue a frente de salvamento e recuperação de documentos do Poder Executivo do RS
Publicação:
A equipe técnica do Arquivo Público do Estado do RS, composta por arquivistas e historiadores, segue na linha de frente atuando no salvamento e recuperação de documentos afetados pelos alagamentos. Os trabalhos ocorrem em todas as esferas, desde os mais estratégicos até os operacionais.
Desta vez, os técnicos estão atuando no salvamento de documentos cartográficos do Departamento de Patrimônio do Estado do RS (DEAPE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e que estavam alocados no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) e foram atingidos pelos alagamentos em abril e maio de 2024.
A direção do Arquivo Público do RS viabilizou, por meio do Corpo de Bombeiros, a retirada da documentação do CAFF para a sede do APERS, a fim de iniciar o processo de secagem e recuperação. O conjunto documental é composto plantas arquitetônicas e registros referentes à imóveis e propriedades pertencentes ao Estado.
Os arquivistas e historiadores estão dedicados à secagem dos documentos, para verificar, após, o que precisará de intervenção técnica por restauradores-conservadores. No momento, as ações seguem de forma emergencial a fim de estancar e minimizar os impactos.