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Arquivo Público e Escola de Governo promovem workshop em gestão documental para servidores do Estado

Publicação:

Capa Workshop Gestão Documental
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Por ASCOM/ SPGG - Edição Divulga APERS

Nos dias 24 de novembro, 01 de 08 de dezembro o Arquivo Público estará promovendo o Workshop em Gestão Documental: estruturação e aplicação do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade, na modalidade presencial.

Oferecido para todos os servidores do Poder Executivo, seja da administração direta ou indireta, o workshop tem como principal objetivo, a capacitação do quadro de pessoal no que tange ao projeto de atualização e ampliação dos instrumentos de gestão documental do estado, como também suas aplicações, no âmbito da classificação e avaliação de documentos públicos.

O Workshop unirá a necessidade de formar agentes públicos como multiplicadores da gestão documental em seus órgãos, capacitando-os a identificar os documentos produzidos e geri-los com base nos instrumentos, ao mesmo tempo em que estes agentes poderão colaborar com o APERS e o Sistema de Arquivos do Estado - SIARQ/RS para estruturar os novos Planos de Classificação e a Tabelas de Temporalidade de Documentos.

Para este workshop foram convidados a professora Clarissa Schmidt, da Universidade Federal Fluminense – UFF, e o professor Francisco Cougo Jr, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Ambos, em uma parceria recente com o corpo técnico do Arquivo Público, estão apoiando na construção dos instrumentos de gestão documental, aproximando ainda mais a academia do estado. 

Para inscrições acessar o ambiente digital da Escola de Governo do RS.

Workshop Gestao Documental
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Entenda o Projeto:

Entre os anos de 2021 e 2022 foi construído o projeto de reestruturação dos instrumentos de gestão documental do Poder Executivo estadual, desenvolvido e coordenado pelo Arquivo Público, com cooperação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e contratação de empresa de consultoria.

Após um longo processo de levantamento das atividades geradoras de documentos no desempenho das funções da Administração Pública, assim como de análise e sistematização, por parte do corpo técnico do APERS, no momento chegamos à etapa em que a classificação das atividades e a temporalidade de guarda apontadas pelo estudo precisam ser complementadas com os tipos documentais produzidos, de modo que a destinação final dos mesmos possa ser atribuída ao item, respeitando as prerrogativas legais, a economicidade do estado, assim como a preservação de documentos que subsidiem a Administração, garantindo a transparência pública, a pesquisa científica e o registro da memória.

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