Arquivo Público elabora Nota Técnica sobre os arquivos atingidos pelas enchentes
Publicação:
A equipe técnica do Arquivo Público elaborou a “Nota técnica sobre salvamento e recuperação dos documentos estaduais atingidos pelas enchentes em 2024”. A equipe, composta por arquivistas e historiadores, está na linha de frente para orientar, apoiar e acompanhar as atividades desenvolvidas nas secretarias e entidades afetadas pelos alagamentos.
O documento, que inicialmente foi pensado para ser um Plano de Contingência das perdas, foi modificado, incorporando ao texto, as ações implementadas, diagnóstico situacional, ações emergenciais necessárias, recomendações e considerações finais. Não deixando de ser um plano, foi submetido à presidência do Sistema de Arquivos do estado do Rio Grande do Sul (SIARQ/RS), atual Secretária de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans.
Considerando o teor da Nota Técnica, o APERS busca promover o salvamento dos arquivos atingidos junto ao Governo Estadual, tornando as ações de recuperação, de forma estratégica e de governança.
Acesse a nota técnica aqui.
Ainda empenhados na identificação dos arquivos atingidos em nível estadual, o documento poderá ser atualizado na parte de diagnóstico e das ações viabilizadas, haja vista que as atividades de orientações, apoio e acompanhamento, quando possível, ainda estão acontecendo.
Se você é servidor estadual e conhece algum local atingido, entre em contato com o APERS.