Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Núcleo de Preservação

O Núcleo de Preservação do APERS tem como objetivo garantir a preservação dos documentos, do conjunto arquitetônico e a segurança das pessoas que acessam suas instalações. Tem como atribuições, realizar diagnósticos, planejar e desenvolver ações de conservação preventiva, de gestão de riscos e de ações reparadoras.

No caso das ações de conservação preventiva e de gestão de riscos, a finalidade é retardar ou prevenir a deterioração dos acervos por meio de ações de manutenção das instalações, do controle das condições ambientais, da limpeza do acervo, do acondicionamento dos materiais e do treinamento e conscientização dos funcionários quanto à adoção de condutas que garantam a preservação documental e a segurança dos funcionários.

As ações reparadoras são procedimentos técnicos específicos que visam à intervenção direta nos documentos já degradados. Para isso, a equipe do núcleo recorre a métodos utilizados na área da restauração, capazes de promover a estabilização do suporte nos quais estão inscritas as informações acessadas pelo público. Além disso, por meio do SIARQ-RS, o núcleo presta assessoria às secretarias e aos órgãos do Estado que solicitam apoio técnico na área de preservação de acervos, realizando diagnósticos e apresentando pareceres técnicos.

O núcleo de preservação concentra suas atividades em ações que assegurem a preservação dos registros de guarda permanente produzidos pelos órgãos do Estado do Rio Grande do Sul de modo a garantir o pleno acesso à informação.

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul