Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Participe do evento “Linguística, História e Computação: dos acervos aos conhecimentos e vice-versa”

Publicação:

Linguística, História e Computação: dos acervos aos conhecimentos e vice-versa - Evento híbrido, realizado presencialmente no Auditório do APERS. Participe!
Evento híbrido, realizado presencialmente no Auditório do APERS. Participe!

Os estudos e práticas em torno das chamadas “Humanidades Digitais” empregam métodos e ferramentas de tecnologia digital à captura, extração, análise, sistematização e compartilhamento de dados e informações, ampliando os usos potenciais de documentos e textos nas ciências sociais e humanas. Estamos diante de um conceito polissêmico, que pode evocar tanto uma comunidade de práticas quanto um campo acadêmico, um conjunto de atividades interdisciplinares ou uma transdisciplina, que vêm mobilizando a atuação de profissionais de distintas áreas em instituições de memória, ensino e pesquisa de todo o mundo.

Buscando fomentar a formação acadêmica e profissional neste campo, assim como o compartilhamento de experiências e conhecimentos, o Arquivo Público do Estado do RS (APERS) e o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) uniram-se para a realização do evento “Linguística, História e Computação: dos acervos ao conhecimento e vice-versa”, de 06 a 10 de junho de 2022. Será um evento híbrido, realizado presencialmente no auditório do APERS (Rua Riachuelo, 1031, Centro Histórico de Porto Alegre/RS) com transmissão dos painéis de debate pelo Canal da instituição no YouTube.

Logo da 6ª Semana Nacional de Arquivos

A iniciativa é promovida pelo APERS durante a 6ª Semana Nacional de Arquivos, e inclui painéis com palestras e apresentação de trabalhos feitas por profissionais convidados, rodas de conversa e o minicurso “Uma abordagem computacional para corpora e textos antigos em português”, ministrado pelo Prof. Dr. Paulo Quaresma (Dep. de Informática/Universidade de Évora, Portugal). O evento reúne pesquisadoras(es) do estado, do Brasil e do exterior, de áreas como Letras, História, Computação, Ciência da Informação e Direito. As inscrições são gratuitas, haverá expedição de certificados e as vagas para a modalidade presencial são limitadas. O minicurso ocorrerá nas tardes de 07 a 09 de junho, apenas na modalidade presencial, sendo necessária inscrição em separado para participação no mesmo.

  • Para inscrever-se no evento, clique aqui.
  • Para inscrever-se no minicurso, clique aqui.

Confira a programação geral:

Programação geral - evento Linguística, História e Computação: dos acervos aos conhecimentos e vice-versa

Confira detalhes da programação, informações sobre palestrantes, inscrições e local acessando o site do evento aqui. Dúvidas? Escreva para eventoapersufrgs@gmail.com. Participe conosco desse reencontro! 

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul