Programa de Educação Patrimonial UFRGS-APERS oferta oficinas educativas virtuais

Oficinas educativas virtuais - Programa de Educação Patrimonial UFRGS-APERS
Professor(a), agende oficinas virtuais para suas turmas!

Até 2019 o espaço físico do Arquivo Público do Rio Grande do Sul era palco para ações educativas cotidianas, recebendo turmas escolares, grupos de graduandos(as) e de professores(as), buscando promover os usos educativos dos arquivos e de seus acervos. Com a chegada da pandemia de COVID-19 as atividades presenciais foram abruptamente interrompidas, e aos poucos tentamos nos reconectar com a educação patrimonial explorando novas ferramentas. Uma das ações nesse sentido foi a retomada, desde o primeiro semestre de 2021, do acolhimento de estagiários da disciplina Estágio obrigatório de Docência em História - Educação Patrimonial, do curso de licenciatura em História da UFRGS, para a qual o APERS já vinha servindo como campo de estágio desde 2008.

Nesse sentido, realizamos o acompanhamento da formação de graduandas(os) que tiveram o desafio de construir ações educativas virtuais a partir do acervo da instituição, inspiradas nas oficinas ofertadas anteriormente de modo presencial. Para tais atividades é que trazemos o convite de hoje!

Estamos ofertando as seguintes oficinas:

1. Escravidão, Resistência e Liberdade - 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental
2. Desvendando o Arquivo Público: relações de gênero na história - 9º ano e Ensino Médio
Ambas estão divididas em etapa assíncrona, que será conduzida a partir de links com proposta de análise de documentos salvaguardados pelo APERS, e etapa síncrona, em que nossa equipe conduzirá o debate e reflexão a partir do contato inicial com o acervo, em um encontro remoto via Google Meet. Os encontros síncronos ocorrerão entre 27/10 e 10/11/2021, e os agendamentos devem ser realizados pelo e-mail acaoeducativa@planejamento.rs.gov.br. Participe!
Professor(a), agende oficinas para suas turmas!