Fim de ano é tempo de reflexão. Compartilhe conosco sua experiência durante a pandemia!
Publicação:

2020 desafiou-nos enquanto humanidade. Reorientamos pesquisas e objetivos. Reorganizamos as formas de trabalho e interação. Nós, tão sociais, tão necessitados de abraços e reunião, nos forçamos a lidar com o isolamento, com as máscaras que não permitem ver sorrisos, com o medo de um inimigo invisível que pode estar em quem amamos. Muitas vidas ficaram pelo caminho. Muitas mesmo. Nenhuma delas é banal. Cada vida, o amor de alguém.
De nossa parte, nos unimos enquanto instituições relacionadas à história e à memória para fazer aquilo que nos parecia urgente e sensível: coletar, arquivar e preservar para o futuro relatos sobre as experiências da pandemia. Após meses de construção coletiva, unindo 14 instituições e grupos de pesquisa, em julho lançamos nosso formulário pelo qual já recebemos centenas de depoimentos, e desde então realizamos também quase uma centena de entrevistas de História Oral, com públicos específicos e diversos.
Em março, quando tudo começou por aqui, acreditávamos que passaria rápido, que o formulário deveria ser logo lançado, sob pena de perder o sentido. Infelizmente nos enganamos. A pandemia se alongou e se alonga. Nunca imaginamos viver as festas de final de ano em isolamento social, em meio a uma forte "segunda onda" de contágio por COVID-19 em todo o mundo. E embora a vacina já seja uma realidade, somos muitos e o momento de sua chegada para cada uma e cada um de nós ainda é incerto. Precisamos ser resilientes, pacientes, corajosos. Precisamos mais do que nunca cuidarmos uns aos outros. Nós do APERS, como parte do Projeto Documentando a experiência da COVID-19 no Rio Grande do Sul, desejamos a todas e todos boas festas e um 2021 melhor!
E você, já parou para pensar que está vivendo no âmago da história em ação? Já imaginou pessoas do futuro lendo nossos relatos sobre o tempo presente, e empregando-os em reflexões sobre sociedade, saúde, ciência? Faça parte desse projeto, compartilhe conosco sua vivência. Preencha o formulário clicando aqui!