Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Reserve a data: Café da Tarde com o APERS no Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Publicação:

Café da Tarde com o APERS: como documentos se tornam patrimônio?
Café da Tarde com o APERS: como documentos se tornam patrimônio? - Foto: ASCOM e Clarissa Sommer/APERS

Em 2019 o governo do estado do Rio Grande do Sul instituiu o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, em alusão à data celebrada nacionalmente em 17 de agosto. Aqui, conforme estipulado por decreto, as comemorações ocorrem sempre “no terceiro final de semana do mês de agosto, contemplando atividades de sensibilização e de educação patrimonial, bem como a preservação, a proteção, a valorização e a salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial do Estado”.

Em sua segunda edição, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2020 terá como tema “Narrativas abrangentes: memórias e identidades”. A organização é capitaneada pela Secretaria de Estado da Cultura e nesse ano terá caráter remoto, em decorrência da pandemia de COVID-19. Serão exposições, lives, oficinas e compartilhamentos de conteúdo online abordando o patrimônio cultural em diversas perspectivas, com especial atenção ao patrimônio imaterial, considerando a recente regulamentação do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial estadual (Decreto 54.763/19).

Nós, do APERS, estamos vinculados à SEPLAG em decorrência de termos a gestão documental como atribuição institucional, função estratégica à Administração Pública estadual. Entretanto, reconhecemos o caráter híbrido das instituições arquivísticas, responsáveis pela custódia, preservação e difusão de acervos que compõem nosso patrimônio documental. Nessa perspectiva, não poderíamos ficar de fora dessa grande celebração, não é mesmo?

Para instigar a reflexão sobre o patrimônio documental como importante expressão do patrimônio cultural, realizaremos nova live a partir da iniciativa “Café da Tarde com o APERS”, agora questionando “como documentos se tornam patrimônio?”. Nossa conversa será no dia 17/08, segunda-feira, às 15h. Anote na agenda! Será uma excelente oportunidade para debater os processos de gestão e tratamento de acervos que, em meio a disputas sociais e políticas, conduzem à constituição daquilo que salvaguardamos nas instituições como patrimônio. Nos próximos dias divulgaremos a programação completa, aqui no site e em nossas redes sociais. Acompanhe!

Para acessar o mapa da programação em todo o estado, clique aqui.

Comentários

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul