Retomada do Laboratório de Restauração do Arquivo Público do RS
Publicação:
Após alguns anos de inatividade, o Laboratório de Conservação do Arquivo Público do RS (APERS) está sendo reativado, marcando um importante passo na preservação do patrimônio documental do estado.
A retomada do laboratório está atrelada a chegada da servidora Fernanda da Silva Rodrigues e de uma equipe composta por quatro estagiários/as, todos/as estudantes do Curso de História. Fernanda é formada em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), especialista em conservação e restauração de bens culturais em suporte de papel.
Sua admissão à equipe técnica do APERS, se dá num momento crucial aos arquivos estaduais, muitos dos quais atingidos pelas enchentes de abril e maio de 2024. Diante deste cenário, os desafios impostos à profissional estão vinculados à elaboração de protocolos que possam subsidiar os profissionais de arquivo na recuperação da documentação atingida, ou seja, uma atuação de cunho técnico-estratégico.
No que se refere às atividades do próprio APERS, por meio do Laboratório de Conservação, caberá a conservadora elaborar um plano de gerenciamento de riscos para o acervo, além de coordenar o Programa PreservAPERS com ações voltadas à conservação preventiva, capacitações e treinamentos, assessorias, dentre outras.
Desejamos à Fernanda e a equipe do Laboratório sucesso nesta nova etapa que está começando! Siga nos acompanhando para ficar atualizado acerca das ações do PreservAPERS!