Tratamento Técnico da Secretaria da Agricultura
No fim do ano de 2021, iniciou no Arquivo Público o tratamento do acervo da Secretária da Agricultura, composto principalmente por processos administrativos de expedição de título de lotes de terras no estado do Rio Grande do Sul, entre os anos de 1939 a 1979, em cerca de 1.500 caixas.
O trabalho iniciou com a troca das caixas antigas, higienização dos documentos, desmetalização e, por fim, costura dos processos. Em paralelo a este trabalho, foi realizado um mapeamento mais qualificado deste acervo por meio de amostragem, onde foram verificadas caixas de todos os anos, buscando informações mais detalhadas sobre estes documentos.
Finda esta etapa, foram realizadas reuniões de equipe para definição dos fundos arquivísticos, tipologias documentais e metadados a serem inserido no sistema. Foram definidos dois fundos: Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio (criada pelo Decreto 5.970, de 26 de junho de 1935) e Secretaria da Agricultura (criada pela Lei 3.602, de 1 de dezembro de 1958).
Iniciou-se, por fim, a criação do Quadro de Arranjo no Sistema AAP – Administração de Acervos Públicos.
Em fins de maio de 2022, foi iniciada a indexação dos dados dos documentos no Sistema AAP, trabalho que segue em andamento até o momento.