VI Simpósio Arquivos & Educação: confira a programação completa e participe.

Participe do VI Simpósio Arquivos & Educação capa site
Participe do VI Simpósio Arquivos & Educação!

Conforme divulgamos no final de julho, aqui, o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul compõe a comissão organizadora do VI Simpósio Arquivos & Educação, evento que ocorrerá entre os dias 04 e 07 de outubro de 2021, totalmente virtual e gratuito, com transmissão pelo canal do YouTube da Faculdade de Educação da Unicamp.

Nessa semana concluímos o processo de avaliação de trabalhos, que serão apresentados nas tardes do Simpósio. Foi um desafio, considerando a qualidade e diversidade de propostas recebidas, que evidenciam o grande potencial educativo dos arquivos e seus acervos. Assim, além das mesas e oficinas, teremos 25 comunicações e quatro vídeo-pôsteres, distribuídos em diversas sessões, com reflexões trazidas de norte a sul do país. Conheça a programação em detalhes no site do evento.

As inscrições em oficinas vão até 26/09, e as vagas estão quase esgotadas. As inscrições para ouvintes vão até 01/10, sexta-feira anterior ao início das atividades. Participe!

Programação Geral - VI Simpósio Arquivos & Educacação

Destacamos com carinho algumas das atividades que oportunizarão a difusão do trabalho educativo desenvolvido a partir do APERS:

Dia 04/10 - 16h - Na sessão de Vídeo-pôsteres

ARQUIVOS E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: o Programa de Educação Patrimonial UFRGS-APERS e os desafios da virtualização

Victória Silveira Fraga (estudante de História / bolsista PEP UFRGS-APERS)

Dia 07/10 - 08:30h às 10:30h - Oficina III

Arquivos da repressão e de resistência: potencialidades educativas

Ananda Simões Fernandes (Historiadora/Arquivo Histórico do RS) e Clarissa Sommer Alves (historiadora/Arquivo Público do RS)

Dia 07/10 - 14h - Apresentação de Trabalhos: Experiências de educação do Arquivo Público do Rio Grande do Sul

ARQUIVO, PATRIMÔNIO DOCUMENTAL E ENSINO DE HISTÓRIA: a consolidação da Jogoteca Educativa do APERS e a criação do “Caso X” - Jéssica Gomes de Borba e Paulo Eduardo Fasolo Klein (historiadores / ex-estagiário do educativo APERS)

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS : Experiências Educativas no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul - Paula da Silva Ribeiro (historiadora/ex-estagiária do educativo APERS)

A OFICINA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL “TESOUROS DA FAMÍLIA ARQUIVO” EM PROCESSO: reflexões sobre a potência dos Arquivos para uma educação sensível - Clarissa Sommer Alves (historiadora/APERS)