APERS em números: agosto de 2023

APERS em números
Por Divulga APERS

Compartilhamos nesta edição, os números e informações referentes ao fechamento do mês de agosto de 2023.

Indicadores Divisão de Gestão Documental - DIGED

• Assessoria Técnica:

Neste mês, foram solicitadas e realizadas nove (9) assessorias técnicas, para os seguintes órgãos: Ministério Público, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, SEDAC – MUSECOM, SEDAC – MARS, Prefeitura Municipal de Bagé, SES, SEAPI, SPGG e Câmara Riograndense do Livro, totalizando 10 horas de compartilhamento de informações sobre gestão documental.

.

• Processos administrativos de eliminação:

No mês de agosto recebemos dez (10) processos de eliminação de documentos, oriundos de diversos órgãos, como Polícia Civil, SPGG e SUSEPE. Destes, apenas um (1) foi reprovado por alguma inconformidade na listagem de eliminação, sendo reencaminhado à origem com orientações para correção. Sendo, após, devidamente corrigido e aprovado. Portanto, até o final deste mês, nove (9) listagens foram aprovadas para publicação no Diário Oficial do Estado – DOE, dando continuidade ao processo para a efetiva eliminação dos documentos, conforme IN 01/16.

.

• Editais de Eliminação publicados no DOE:

Dos dez (10) processos administrativos de eliminação analisados no mês de agosto, com nove (9) listagens aprovadas pelo APERS, tivemos três (3) publicações no Diário Oficial do Estado até o fechamento desta publicação. Você pode consultar os editais aqui:

Edital de Eliminação SPGG (.pdf 53,96 KBytes)
Edital de Eliminação PC DP Caxias do Sul (.pdf 76,35 KBytes)
Edital de Eliminação PC Lagoa Vermelha (.pdf 67,47 KBytes)

• Tratamento técnico de acervos:

Por fim, referente ao tratamento dos acervos das empresas extintas CORAG, FDRH e FEE, neste mês atingimos os seguintes números:

Indicadores Divisão de Preservação, Acesso e Difusão - DIPAD

Com relação aos números da DIPAD referentes ao mês de agosto de 2023, segue abaixo dados sobre atendimento ao cidadão e ao pesquisador, visitas guiadas e indexação de documentos dos acervos dos Poderes Executivo, Judiciário e Registro Civil.

• Atendimentos ao cidadão e pesquisador:
  • Visitas guiadas:
.
  • Indexação de documentos dos acervos dos Poderes Executivo, Judiciário e Registro Civil:
.
  • Educação Patrimonial - Oficinas:

Após longa pausa em virtude da pandemia de COVID-19, em agosto de 2023 foi retomado o Programa de Educação Patrimonial UFRGS/APERS que oferece a vivência na oficina "Resistência em Arquivo" para o público escolar nas séries 9º ano e Ensino Médio, além de capacitar oficineiros que são acadêmicos da Graduação em História da UFRGS. Para informações sobre as ações educativas e disponibilidade de agendamento, entre em contato através do e-mail acaoeducativa@spgg.rs.gov.br.