Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

APERS realiza troca de extintores para atender exigências do PPCI

Publicação:

A imagem mostra um ambiente interno com foco em segurança contra incêndios. À esquerda, há um extintor de incêndio vermelho fixado na parede, com uma placa de sinalização acima dele. Ao lado, vêem-se prateleiras contendo diversas caixas de arquivo organizadas. No centro da imagem, uma pessoa usando uniforme vermelho está instalando ou inspecionando outro extintor de incêndio em uma parede. À direita, há um texto em destaque que diz: "APERS realiza troca de extintores para atender exigências do PPCI".
. - Foto: Divulga APERS
Por Divulga APERS

O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) concluiu recentemente a substituição de seus extintores de incêndio, atendendo às exigências do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI). A ação reforça o compromisso da instituição com a segurança de seu acervo e das pessoas que circulam diariamente pelo espaço.

Foram adquiridos 75 extintores do tipo ABC de 6kg, adequados às características do conjunto arquitetônico do APERS, composto por três prédios históricos. Além disso, foram instaladas placas de sinalização padronizadas, em conformidade com as normas técnicas vigentes, garantindo maior clareza e orientação em situações de emergência.

A imagem mostra o interior de um escritório. Em primeiro plano, uma pessoa usando uniforme vermelho com a inscrição "BOMBEIRO CIVIL" nas costas está fixando uma placa vermelha com o símbolo de um extintor de incêndio em uma coluna. Ao fundo, há mesas com computadores e cadeiras, e as janelas estão com as persianas fechadas.
Bombeira Civil efetua a instalação de placas de sinalização nos prédios do APERS - Foto: Divulga APERS

As adequações ocorreram entre os dias 23 de junho e 1º de julho, e representam um passo importante na preservação do patrimônio documental sob custódia do Arquivo. Atualmente, o APERS custodia aproximadamente 21 milhões de documentos, sendo uma instituição centenária de referência na preservação da memória pública do Rio Grande do Sul.

Cerca de 100 pessoas circulam diariamente pelo espaço, entre servidores públicos, estagiários(as), prestadores de serviço, pesquisadores(as) e visitantes. A atualização dos equipamentos de combate a incêndio é, portanto, essencial para garantir a segurança de todos e a integridade do acervo.

Com essa iniciativa, o APERS reafirma seu compromisso com a prevenção, segurança e preservação do patrimônio público, alinhando-se às melhores práticas de gestão e conservação de arquivos.

Comentários

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul