APERS em números: fevereiro de 2024
Publicação:
Compartilhamos nesta edição, os números e informações referentes ao fechamento do mês de fevereiro de 2024.
Indicadores Divisão de Gestão Documental - DIGED
Assessorias técnicas
Foi realizada 01 assessoria técnica no âmbito da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação. A pauta foi a implementação do SEI, a partir da adesão ao PROPEN, do Ministério da Gestão e Inovação, do Governo Federal. O APERS tem trabalhado nas parametrizações necessárias à gestão documental e à gestão dos processos administrativos eletrônicos. No mês de fevereiro também se iniciou o tratamento técnico dos acervos provenientes da CIENTEC – Fundação de Ciência e Tecnologia do RS e da CESA – Companhia Estadual de Silos e Armazéns, empresa públicas extintas do Estado.
Eliminação de Documentos
Foram recebidos 08 processos administrativos de órgãos e entidades estaduais solicitando autorização para eliminação de documentos, sendo estes, a Polícia Civil, a Casa Civil, o Instituto-Geral de Perícias, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Saúde.
Abaixo a estimativa de racionalização dos espaços com as eliminações informadas:
Tratamento técnico de acervos
Foram organizadas 140 caixas dos acervos da Fundação de Economia e Estatística – FEE, e da Fundação de Desenvolvimento dos Recursos Humanos – FDRH.
Indicadores Divisão de Preservação, Acesso e Difusão - DIPAD
Os dados da DIPAD referentes ao mês de fevereiro de 2024 apresentam informações sobre o atendimento ao cidadão e ao pesquisador, temáticas de pesquisa, o número de visitas guiadas e de visitantes ao conjunto arquitetônico do APERS.
Indexação de documentos
Os dados se referem aos metadados inseridos no sistema Administração de Acervos Públicos (AAP) dos acervos do Poder Executivo (Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio) e Judiciário (Comarca de Triunfo - Sede, São Jerônimo, General Câmara e Montenegro e Registro Civil). Foram indexadas, ainda, imagens de habilitações de casamento do Cartório do Registro Civil de São Sebastião do Caí.
Tratamento técnico de acervo
Seguimos com a organização dos documentos do Departamento de Administração do Patrimônio Imobiliário(DEAPE), vinculada à Subsecretaria de Patrimônio do Estado do RS (SPE). Abaixo o número de caixas organizadas considerando guarda permanente, intermediária, bem como as caixas aptas à eliminação.
Em fevereiro não tivemos a realização de oficinas de educação patrimonial.