Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

APERS no Programa Manhã RDC em celebração ao Dia Internacional dos Arquivos

Publicação:

No Dia Internacional dos Arquivos, APERS recebe destaque no programa RDC TV
No Dia Internacional dos Arquivos, APERS recebe destaque no programa RDC TV

Hoje é 09 de junho, Dia Internacional dos Arquivos. Efeméride instituída pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (CIA) em 2007, foi escolhida em alusão à data de criação do próprio Conselho em 1948, mesmo ano em que foi publicada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, pela ONU. Esse olhar retrospectivo parece-nos especialmente importante para observarmos que o nascimento do CIA no final da década de 1940 não ocorreu de modo aleatório ou isolado: no pós-Segunda Guerra Mundial, em um mundo impactado pelos horrores da bomba atômica e do Holocausto, que vivenciava o crescimento das tensões no continente africano em direção às lutas por independência e ao processo de descolonização, evidenciava-se a importância de reconhecer e proteger as instituições arquivísticas enquanto gestoras e promotoras da preservação de documentos e do acesso à informação. Tempos de dor, perplexidade, reflexão. Os direitos à informação, à memória e à história seriam alguns dos pilares importantes para o conhecimento, a crítica e a superação desses horrores, em busca de pactos sociais que impedissem que eles se repetissem.

Sabemos que a história não é linear, e que o século XX seguiu sendo palco para inúmeras experiências socialmente traumáticas, assim como agora estamos imersos em uma catástrofe de escala global – a pandemia de COVID-19 – talvez ainda sem espaço suficiente para a devida compreensão de seus impactos. Mas o legado daquele período segue sendo reivindicado entre nós, e está na semente do 09 de junho que celebramos hoje, em meio à programação da 5ª Semana Nacional de Arquivos.

Apesar da dor e da perplexidade que atualmente também nos assola, compartilhamos com vocês nossa participação como destaque do programa Manhã RDC que foi ao ar hoje, em celebração ao Dia Internacional dos Arquivos. O programa é produzido e veiculado pela RDC TV e tem como apresentadores Armando Burd e Yasmin Luz. A visita ao Arquivo foi realizada pelo repórter Paulo Nunes, que juntamente com sua equipe adentrou nossos prédios e conversou com a servidora Clarissa Sommer a respeito da história da instituição, seus acervos, atribuições e serviços. A RDC TV é veiculada nos canais 24 e 524 da CLARO NET TV, além de ser transmitida pelas redes sociais. Assista ao programa em questão pelo Facebook e pelo Youtube.

Você certamente pode assistir a todo o programa, mas deixamos também a referência da minutagem em que aparecemos, em meio aos diversos quadros: 15:25 - 19:35 | 29:50 - 39:30 | 50:50 - 58:50

Fazemos tal compartilhamento certos de que a história de 115 anos do APERS deve ser celebrada, e de que temos um papel socialmente relevante a cumprir, em prol de uma sociedade que tome decisões alicerçadas no respeito à dignidade humana, em informações confiáveis e na ciência. Viva ao Arquivo Público do Estado, viva à área de arquivos!

Comentários

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul