Arquivo Público disponibiliza mais de 40 mil processos administrativos sobre Terras Públicas para consulta
Publicação:

O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) disponibiliza 40.935 processos administrativos de concessão e legitimação de terras públicas do estado para acesso e consulta. A documentação, proveniente da Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio, abrange os anos de 1939 a 1959 e foi recolhida à Instituição antes da Instrução Normativa Nº 04 de 24 de setembro de 2009, que estabelece os procedimentos para recolhimento de acervos arquivísticos ao APERS.

A organização da documentação começou no segundo semestre de 2021. As etapas iniciais incluíram
o estudo histórico da evolução da Pasta, dos fundos, espécies, tipos documentais e metadados fundamentais para a indexação. Concomitantemente, a etapa de higienização e costura dos documentos foi uma atividade constante para permitir a etapa subsequente, a indexação. Confira um vídeo divulgado no Instagram do APERS que evidencia o processo de remoção de sujidades e costura dos documentos, além de alguns registros fotográficos.

Após serem higienizados, costurados e arranjados, os documentos foram indexados no Sistema Administração de Acervos Públicos (AAP). Com a finalização da indexação, a documentação está disponível para acesso e consulta. Consulte na Plataforma On-line de Pesquisa no Acervo e agende sua pesquisa através do e-mail saladepesquisa@planejamento.rs.gov.br ou telefone: (51) 3288-1375.
Papo de Arquivo - Episódio Terras Públicas: mais de 40 mil processos disponíveis para pesquisa e consulta
Está disponível gratuitamente na plataforma do Spotify o novo episódio do Papo de Arquivo, o Podcast do APERS, que aborda detalhes do tratamento técnico arquivístico dos milhares de documentos de Terras Públicas prontos para a consulta.
Neste episódio convidamos Joseane Dainoski Polanczyk, estagiária da Divisão de Preservação, Acesso e Difusão (DIPAD) do APERS e estudante de História na UFRGS; Carla Segatto, Chefe da DIPAD, bacharel em Arquivologia pela UFSM e com pós-graduação em MBA Gestão Empresarial e Políticas Públicas e por último, mas não menos importante: Marcio Antônio Both da Silva, doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), docente na Universidade Estadual de Maringá e autor de diversos livros sobre a história do Rio Grande do Sul, “Babel do Novo Mundo: povoamento e vida rural na região de matas do Rio Grande do Sul (1889-1925)” e “Caboclos e colonos: Encontros, ocupação e conflitos nas matas do Rio Grande do Sul (1850-1889)” para conversarmos sobre as potencialidades de pesquisa deste acervo e como o trabalho foi realizado.
Quer saber mais? Escute aqui!