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Arquivo Público participa do XIII Congresso CONSAD de Gestão Pública

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CONSAD
. - Foto: Divulga APERS
Por Juliano Silva Balbon e Jaqueline Mercedes/ APERS

O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS), departamento da Subsecretaria de Patrimônio de Estado, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do RS, marcou presença no XIII Congresso CONSAD de Gestão Pública, um dos mais importantes eventos voltados à administração pública no Brasil. Realizado em Brasília/DF entre os dias 20 e 22 de agosto de 2024, o evento reuniu profissionais de diversas áreas para discutir inovações, desafios e boas práticas no setor público. 

Representando o APERS estiveram Juliano Balbon, arquivista e chefe da Divisão de Gestão Documental, e Jaqueline Mercedes, servidora da Divisão de Preservação, Acesso e Difusão, a partir de artigos aprovados na área de gestão documental e transformação digital. 

Gestão arquivística de dados, informações e documentos enquanto ativos da governança pública, apresentado por Juliano Balbon, refletiu a necessidade de criar indicadores sobre gestão de documentos para transparência ativa a partir da ferramenta Power BI, da Microsoft. Os indicadores mostram dados da gestão documental no Estado, com informações e gráficos sobre assessorias técnicas, eliminação e tratamento técnico de acervos. Além disso, apresenta dados quantitativos acerca da racionalização de espaços após a eliminação autorizada de documentos. Os dados do APERS em Números podem ser consultados todo mês pelo site oficial. 

A “Automação Robótica de Processos e sua Aplicação na Gestão Documental” de Jaqueline Mercedes apresenta a experiência de automação por meio de Automação Robótica de Processos (RPA) em etapas do processo de indexação de imagens digitalizadas do acervo das habilitações de casamento, que conta com mais de 135 mil documentos catalogados no sistema AAP - Administração de Acervos Públicos. Tal automação produziu notável celeridade ao processo de indexação, permitindo que o cidadão tenha acesso aos objetos digitais online de maneira muito mais ágil e democrática. O último fundo de habilitações de casamento disponibilizado on-line foi do município de Tapes. Para consultar as imagens ou outros documentos custodiados pelo Arquivo Público clique aqui. 

Além dos artigos apresentados, nos respectivos Grupos de Trabalho de Gestão de Ativos e Transformação Digital, também foram apreciados trabalhos de vários estados brasileiros nas áreas de gestão de pessoas, ciência de dados, meio ambiente, compras públicas, comunicação institucional, escola de governo, ESG - sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa, inteligência artificial e saúde do servidor, além de plenárias do governador Eduardo Leite e da Secretária da SPGG, Danielle Calazans. 

CONSAD

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração – CONSAD é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Brasília (Distrito Federal), criada em novembro de 2000, que reúne representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os Secretários de Estado de Administração do País promovem encontros periódicos, visando à troca de experiências e à busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão Pública no Brasil.  

O foco do CONSAD em todas as suas frentes de trabalho tem sido pensar modelos de gestão pública com foco em resultados e voltados para o bom atendimento ao cidadão. Um colegiado que se fortaleceu ao longo dos anos, pautado por um ambiente de trabalho plural, multipartidário, e por isso mesmo propício ao debate e ao desenvolvimento da administração pública estadual, mantendo espaços permanentes de troca de experiências e de discussão sobre boas práticas de gestão pública. 

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