Café da tarde com o APERS: diálogos sobre Arquivos e Humanidades Digitais

Café da Tarde com o APERS
Café da Tarde com o APERS - Foto: Vinícius Ximendes Lopes - ASCOM

Com o objetivo de contribuir com a construção do saber científico e sua divulgação para a sociedade, o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul – APERS, realizará nos dias 29 de junho, 1 e 3 de julho de 2020 o evento online “Café da tarde com o APERS: diálogos sobre Arquivos e Humanidades Digitais”. As mesas serão transmitidas como lives através da página do Facebook do APERS, sempre às 16 horas.

O objetivo do evento é divulgar e colocar em debate as potencialidades das Humanidades Digitais para a produção de conhecimento e o uso da tecnologia na pesquisa em arquivos. Os encontros abordarão algumas reflexões sobre Arquivos e Humanidades Digitais, desde ferramentas e pesquisas em coleções históricas, o desenvolvimento da ciência e da sociedade e a formação acadêmica nas áreas envolvidas, bem como sobre o impacto dessa área de conhecimento na gestão, pesquisa e difusão dos acervos arquivísticos.

Os convidados são profissionais das áreas da Ciências da Computação, Arquivologia, História e Linguística, que as aproximam por meio deste espaço de diálogo interdisciplinar entre o conhecimento acadêmico e as mais recentes possibilidades de pesquisa oferecidas pela tecnologia, dando visibilidade às suas virtualidades e colocando em debate suas contribuições.

SERVIÇO

O QUE: Evento online “Café da tarde com o APERS: diálogos sobre Arquivos e Humanidades Digitais”
QUANDO: dias 29/06, 01/07 e 03/07
QUE HORAS: sempre às 16 horas
ONDE: www.facebook.com/ArquivoPublicoRS

Evento no facebook para você marcar presença e não esquecer

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DIA 29/06, SEGUNDA, 16h | Humanidades Digitais impactam a pesquisa em arquivos? Interfaces, limites e possibilidades

• RENATA VIEIRA - Cientista da Computação, PhD em Informática, Investigador Principal Convidado do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades - CIDEHUS, Universidade de Évora - Portugal.

• THIAGO LIMA NICODEMO - Historiador, Professor de Teoria da História da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, docente dos Programas de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e da UNICAMP.

• JAIR MARTINS DE MIRANDA - Arquivista, Professor Dr. do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

• Mediação: JONAS FERRIGOLO MELO - Analista Arquivista/APERS

DIA 01/07, QUARTA, 16H | Ferramentas e metodologias para pesquisa em acervos digitais

• MARIA JOSÉ BOCORNY FINATTO - Linguista, Professora Dra. Titular Aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e colaboradora convidada do Programa de Pós-graduação do Instituto de Letras da UFRGS.

• TIAGO LUÍS GIL - Historiador, Professor Dr. da Universidade Federal de Brasília - UnB.

• THIAGO ALMEIDA RODRIGUES BORGES - Arquivista Chefe da Seção de Gestão de Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados.

• Mediação: CLARISSA SOMMER ALVES - Historiadora e Analista em Assuntos Culturais/APERS.

DIA 03/07, SEXTA, 16H | Arquivologia, História e Letras: diálogos em Humanidades Digitais

• BRUNO LEAL PASTOR DE CARVALHO - Historiador, Professor Dr. do Departamento de História da Universidade Federal de Brasília - UnB e do Programa de Pós-Graduação em História da UnB, fundador e editor do Portal Café História.

• IDALETE MARIA SILVA DIAS - Linguista, Professora Dra. do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho - UMinho - Portugal, Coordenadora do Grupo de Trabalho que criou e implementou o Programa de Mestrado em Humanidades Digitais da UMinho (2016-2017) e Diretora do Programa de Mestrado entre 2018 e fevereiro de 2020.

• MOISÉS ROCKEMBACH - Arquivista, Professor Dr. do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, ambos da UFRGS.

• Mediação: DENISE NAUDERER HOGETOP - Linguista e Analista em Assuntos Culturais/APERS.

Café da tarde com o APERS: diálogos sobre arquivos e humanidades digitais
Café da tarde com o APERS: diálogos sobre arquivos e humanidades digitais - Foto: ASCOM