Entrevista com Djiovan Vinícius Carvalho - Parte I

Djiovan Vinícius Carvalho é doutorando em História no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF). É mestre (2020) e licenciado (2017) em História pela mesma instituição. Atualmente é membro do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), ocupando o cargo de vice-presidente. Também é membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS).

1) Djiovan, você poderia nos contar um pouco sobre sua pesquisa de mestrado?

Bom, minha pesquisa de mestrado abordou parte da trajetória de um imigrante português que foi comerciante e político no Rio Grande do Sul, durante a segunda metade do século XIX. Para reconstituir a trajetória deste indivíduo, chamado Antonio de Vasconcellos, utilizei como ponto de partida a análise de seu epistolário, ou seja, as cartas por ele recebidas e alguns registros feitos por ele em livros copiadores. Contudo, por mais rico que fosse o conteúdo das cartas, elas, por si só, não deram conta de iluminar os múltiplos papéis desempenhados pelo personagem estudado, por isso foi necessário o manejo de outras fontes, como notas na imprensa e processos judiciais. O estudo buscou reconstituir a história de vida de Vasconcellos e, consequentemente, parte do tecido social no qual ele estava inserido. Dessa maneira, constatei que as cartas pessoais se configuram como fontes privilegiadas por reunirem informações que permitem a compreensão de determinados contextos históricos, por meio da leitura da troca de favores, pactos e relacionamentos, profissionais e afetivos, entre diversos indivíduos, sendo a escrita epistolar uma prática eminentemente relacional. Ademais, concluí que o comerciante português Antonio da Silva Vasconcellos, manejou, ao longo da vida, estratégias para ascender social, econômica e politicamente, utilizando-se de recursos e contatos para seu favorecimento e diferenciando-se de seus contemporâneos por ter tido parte de seu cotidiano preservado em suas correspondências.

Fotos para o APERS Entrevista - Djiovan Vinícius Carvalho
Djiovan Vinícius Carvalho

2) Qual foi o papel desempenhado pela documentação custodiada pelo Arquivo Público em seu estudo?

Ao estudar um personagem específico, é preciso reconstituir sua rede de relações mais próximas e suas relações de parentesco. Nesse sentido, acabei

acessando o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) para consultar inventários, testamentos e habilitações de casamento, por exemplo, para conseguir compreender a estrutura familiar do Vasconcellos, sobretudo no tocante à família advinda do seu casamento com Emerenciana Pereira, sobrinha do político João Pereira da Silva Borges Fortes. As informações levantadas auxiliaram a compreender a extensa família Borges Fortes, que em muitas das correspondências enviadas a Vasconcellos o tratavam como parente ou primo. Foi somente analisando os inventários familiares dos avós e bisavós da esposa de Vasconcellos que consegui identificar as relações.

3) Você pesquisou ações ordinárias e executivas, que definitivamente não se encontram entre as fontes mais consultadas pelos historiadores. Quais são os potenciais pouco explorados desses tipos documentais para a pesquisa histórica?

Como mencionei, a necessidade de realizar o cotejo entre diferentes fontes documentais, com vistas à reconstituição da trajetória do indivíduo pesquisado, me fez buscar por documentos que pudessem desvelar suas relações, suas intenções e suas estratégias. Dentro do rol de fontes localizadas, as ações ordinárias e executivas em que Antonio de Vasconcellos foi parte foram de grande valia para compreender o início de suas atividades comerciais, bem como os itens com que ele trabalhava, inserindo-o no contexto comercial da Província na década de 1860, momento no qual a Guerra do Paraguai (1865-1870) fez com que se reorganizassem as dinâmicas econômicas no RS. Foi através destes processos que encontrei algumas cartas de crédito, listas de itens vendidos, pedidos de falência e acusações de fuga e não quitação de débitos, permitindo que eu estabelecesse parte da dinâmica comercial da qual Vasconcellos fazia parte.

Confira na próxima semana a continuação da entrevista com o historiador Djiovan Vinícius Carvalho!