APERS em números: maio de 2024
Publicação:
Devido às enchentes que atingiram em sua grande maioria o território do Rio Grande do Sul, o Arquivo Público do Estado do RS, suspendeu as atividades presenciais a fim de preservar a segurança dos servidores da Instituição, bem como, em virtude da situação das vias de acesso, o desligamento geral da energia elétrica e o desabastecimento de água na região central de Porto Alegre.
Desta forma, as atividades desenvolvidas foram duramente prejudicadas, sendo que o atendimento foi retomado apenas dia 03 de junho.
Os dados referentes ao mês de maio de 2024, são:
Divisão de Gestão Documental - DIGED
Assessorias técnicas
Foram realizadas 26 assessorias técnicas, para CESA e SEHAB. Totalizando 208 horas de assessoria. Servidores ficaram apoiando no salvamento e recuperação dos arquivos a partir da liberação dos espaços no dia 15 de maio. Mais informações sobre estas ações, consulte a notícia clicando aqui.
Eliminação de Documentos
No mês de maio, enfrentamos uma enchente que paralisou Porto Alegre e outras cidades do nosso Estado. Dentre as conseqüências que atingiram a muitos e de inúmeras maneiras, tivemos a paralisação dos sistemas e serviços da PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul, que hospeda e gerencia vários sistemas em diferentes áreas da administração pública, o que refletiu diretamente em algumas das ferramentas de trabalho que utilizamos diariamente. Neste caso específico, o sistema PROA, no qual tramitam os processos administrativos eletrônicos do Estado, saiu do ar. Assim sendo, não houve análise de processos de eliminação de documentos neste período.
Para mais informações sobre impactos sofridos pelos arquivos do Estado e ações realizadas pelo APERS, durante e após este período, acesse o link.
Tratamento técnico de acervos
Foram organizadas 244 caixas do acervo da CESA (Companhia Estadual de Silos e Armazéns), no mês de maio.
Divisão de Preservação, Acesso e Difusão - DIPAD
Por conta da suspensão das atividades presenciais do APERS, os atendimentos aos cidadãos e pesquisadores consideram apenas um dia útil do mês de maio (02). Com relação às atividades de difusão como as visitas guiadas e as oficinas de Educação Patrimonial estas não ocorreram.
As informações passíveis de dados estatísticos foram contabilizados também até o dia 02 de maio de 2024 e estão centrados na indexação de documentos e imagens, Poder Judiciário e Registro Civil.
Nos próximos dias serão divulgados as informações do mês de junho, ficando a prestação de contas do APERS em Números atualizada.