Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Um blog para recordar: Arquivos & conceitos - Parte I

Publicação:

Um blog para recordar: Arquivos & conceitos - Parte I
Um blog para recordar: Arquivos & conceitos - Parte I - Foto: Clarissa Sommer - APERS

Retornando ao prazer de reler nosso blog na plataforma Wordpress, que ao longo de oito anos serviu de ferramenta de conexão entre o APERS e a sociedade, hoje indicamos textos da série “Arquivos & conceitos”, publicados ao longo do ano de 2014. Tais postagens objetivavam comunicar de forma acessível alguns dos principais conceitos da área de arquivos.

Começando exatamente das concepções básicas, nossa equipe partiu, em janeiro e fevereiro, dos conceitos de “órgãos de documentação” e “arquivo”, para viabilizar o entendimento da diferença entre arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação, assim como da polissemia da própria palavra arquivo.

Em março de 2014, avançou-se para o conceito de “classificação dos documentos”, abordando as diversas formas que temos para categorizar os documentos a partir de suas características, podendo ser quanto a gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato. Observe que não se confundiu essa noção com o conceito de “classificação documental”. Esse nós retomaremos em uma próxima postagem.

Em maio foi a vez de abordar os “valores dos documentos”, tema que em arquivística não se relaciona com valor financeiro. Chegar a tal definição a partir da análise do conteúdo dos documentos em relação ao seu contexto de produção é fundamental para que se possa determinar o tempo que guardaremos cada documento, ou cada conjunto deles.

A chamada “teoria das três idades” foi tema para junho daquele ano, quando se buscou explicar de modo simples a mudança de fases dos documentos no seu ciclo de vida, processo intelectualmente conduzido por meio da gestão documental - mas esse já é assunto para outro dia! Até breve!

Comentários

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul