Um blog para recordar: dicas de séries no “Mundo dos Arquivos”

Um blog para recordar: dicas de séries no “Mundo dos Arquivos”

No finalzinho do ano de 2011 a equipe do Divulga APERS – serviço de difusão virtual do Arquivo Público – teve uma ideia fantástica: considerando que janeiro e fevereiro são meses tradicionalmente associados a férias, que tal indicar séries, livros e filmes que remetessem ao ambiente das instituições de memória e permitissem descansar e se divertir aproveitando nosso amor pelo “mundo dos arquivos”?

Após um período de pesquisa e busca por sugestões, em 04 de janeiro de 2012 nascia mais uma categoria de posts em nosso blog no Wordpress. Sem restrições quanto a gêneros, plataformas ou ano de produção, as dicas que agora revisitamos aqui no site por meio da série “Um blog para recordar” são plurais e dialogam com diversos públicos. Vale mencionar que algumas indicações trazem enredos bastante ligados a arquivos, bibliotecas e museus, enquanto outras trazem referências não tão diretas ou aparições em episódios específicos, ficando para os espectadores o instigante desafio de percebê-las.

Dando boas vindas a 2021, aproveitamos o mês de janeiro para resgatar essas dicas, mais bem vindas do que nunca se considerarmos a importância de ficarmos em casa em tempos de pandemia e isolamento social. Como o trabalho foi intenso e rendeu quatro temporadas de indicações (para as férias de 2012, 2013, 2014 e 2017), hoje começando pelas séries, e nas próximas quartas-feiras traremos os livros e filmes. Dispomos os hiperlinks das postagens e os títulos a que remetem na ordem cronológica em que foram publicadas. Clique para acessar o texto original:

Após rememorar dicas tão interessantes, que tal um bônus track de 2021? Inspirados pelo belo trabalho de observação e pesquisa que amparou tais postagens – pelo qual agradecemos especialmente às arquivistas Silvia Soares e Viviane Portella –, hoje gostaríamos de indicar “Quem matou Malcolm X?”, minissérie documental dirigida por Rachel Dretzin e Phil Bertelsen, produzida pela Fusion e transmitida pela Netflix desde fevereiro de 2020. As investigações reais que a embasam foram conduzidas pelo historiador Abdur-Rahman Muhammad. A partir de entrevistas e de ampla pesquisa em arquivos, Muhammad consegue evidenciar falhas tão contundentes na investigação que suscitaram a reabertura do caso, além, é claro, de oportunizar ao público um encontro com a história deste grande líder negro, referência atualíssima na luta contra o racismo. Certamente é uma produção bastante conectada com as lutas do tempo presente, e intimamente mergulhada no mundo dos arquivos.

00:00:00/00:00:00

Trailer da primeira temporada da série "Quem matou Malcolm X?"

Assim como nós nos inspiramos, desejamos que a postagem de hoje também inspire você a encontrar entretenimento e cultura nesse janeiro pandêmico! Cuide-se e se puder, fique em casa.