Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

117 anos do Arquivo Público: após o brinde, exposição “O Arquivo e a Cidade” segue em exibição durante o mês de março

Publicação:

Lucas Motzkus ASCOM SPGG (40)
Abertura da exposição "O Arquivo e a Cidade" na Sala Borges de Medeiros - Foto: Lucas Motzkus - ASCOM/SPGG

No dia 08 de março do presente ano, o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, fundado em 1906, celebrou seus 117 anos. Em comemoração, se reuniram nos seus jardins dezenas de pessoas cujas trajetórias, em algum momento, se entrelaçaram com a da instituição aniversariante: pesquisadores, professores, estudantes, historiadores, arquivistas, museólogos, servidores públicos, representantes de diversas áreas da cultura e da gestão documental do estado.

Além do brinde e da tradicional torta de aniversário, a instituição preparou, especialmente para a ocasião, uma exposição que reúne documentos que trazem à tona a história centenária do Arquivo Público e a relacionam com o desenvolvimento da cidade que o cerca. Intitulada “O Arquivo e a Cidade”, em suas vitrines estão exibidas fotografias de época, notícias da imprensa gaúcha e documentos originais do acervo de Memória Institucional do APERS.

.
. - Foto: Lucas Motzkus - ASCOM/SPGG

Situada na Sala Borges de Medeiros, a proposta traz o público para dentro do seu conjunto arquitetônico e convida-o a compreender seu acervo como parte integrante da exposição. O material reunido evidencia a conexão entre a cidade de Porto Alegre, em sentido político e social, e o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, cuja criação se insere em um projeto de melhoramentos urbanísticos e de modernização administrativa ocorrida no estado nas primeiras décadas do século XX.

A narrativa que se constrói, apesar de partir do projeto de poder do Partido Republicano Rio-grandense, encabeçado por Borges de Medeiros à época de sua fundação, demonstra como a instituição se reinventa e se incumbe de novos sentidos na preservação, na gestão documental, na garantia de acesso e nas ações de difusão de seus acervos, no fomento à pesquisa e à educação patrimonial e se alicerça sobre a demanda de acesso à informação na construção de uma sociedade democrática.

Uma vez inaugurada, a exposição segue em exibição por todo o mês de março. A visitação será oferecida com um percurso guiado pelo conjunto arquitetônico do Arquivo, no qual os visitantes poderão conhecer o acervo e aprender um pouco mais sobre a preservação de documentos e a história da instituição. Os horários para visitação são nas segundas e sextas-feiras, às 15h e nas quartas-feiras, às 10h. Não há necessidade de agendamento e o acesso se dará pela entrada principal na Rua Riachuelo, 1031.

Comentários

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul