Servidores do APERS participam do IX Congresso Nacional de Arquivologia

IX CNA Congesso Nacional de Arquivologia
.

Na semana passada, entre os dias 02 e 06 de maio, ocorreu em Florianópolis/SC o IX Congresso Nacional de Arquivologia, em edição organizada pela Associação de Arquivistas do Estado de Santa Catarina (AAESC). O tema central do IX CNA foi “A transformação digital e o papel social da Arquivologia”, instigando a troca de conhecimentos e experiências no desafiante universo dos documentos digitais. Importante ressaltar o impacto do encontro diante do contexto pandêmico: o IX CNA contou com em torno de 300 inscritos de todo o país, configurando-se como o primeiro grande evento da área pós isolamento social, ficando evidente o anseio do público pela interação e aprendizado presenciais.

Considerando os desafios que vem sendo colocados para o APERS frente à produção, preservação e difusão de documentos digitais, assim como a necessária atualização profissional para o desenvolvimento do fazer arquivístico, nossas servidoras Clarissa Sommer Alves, Iara Gomide Machado, Maria Cristina Kneipp Fernandes e o servidor Juliano Balbon participaram do evento, acompanhando apresentações de trabalho, eventos paralelos e plenárias.

Servidores no CNA em frente à exposição do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Da esquerda para a direita: Iara, Clarissa, Juliano e Maria Cristina.
Servidores no CNA em frente à exposição do APESC. Da esquerda para a direita: Iara, Clarissa, Juliano e Maria Cristina.

O IX CNA foi marcado pela pluralidade de temáticas debatidas nos eventos paralelos, desde a apresentação do Projeto de Lei de criação dos Conselhos Federal e Regionais de Arquivologia, antiga demanda da comunidade no intuito de fortalecer a profissão de arquivista, passando por espaços que oportunizaram reflexão sobre temas como arquivos e movimentos sociais, arquivos e cultura, LGPD e arquivos, paleografia e diplomática, acesso e difusão de informações arquivísticas para Pessoas com Deficiência, arquivos empresariais, empreendedorismo e inovação, entre outros. Tais espaços explicitaram a complexidade e a potência do mundo dos arquivos, que se conecta à cultura e ao patrimônio cultural, à história, à biblioteconomia, à administração, ao direito, à ciência da computação, evidenciando, por um lado, a necessidade do diálogo interdisciplinar, e por outro, a importância de consolidar e defender as bases do saber arquivístico.

As tardes de 03 a 05/04 foram dedicadas para apresentações de trabalhos, que demonstraram a vivacidade da área e a qualidade do que vem sendo realizado, seja a partir de pesquisas acadêmicas ou da prática teoricamente orientada nas instituições arquivísticas do país: desenvolvimento, modelagem e emprego de sistemas e ferramentas para gestão documental e tratamento de acervos digitais e não digitais; aprofundamento da reflexão sobre descrição arquivística e desenvolvimento de modelos baseados em ontologias que respondem às necessidades impostas pelo paradigma do documento digital; estudos e aplicações de metodologias para a identificação arquivística que fazem avançar a classificação e a avaliação nas instituições; compartilhamento de experiências com difusão e promoção do acesso a acervos diversos, fazendo valor o papel social dos arquivos e o direito de acesso à informação em um cenário que, mais do que nunca, exige posicionamento e ação contra a opacidade do Estado.

As cinco plenárias realizadas ao longo do evento também promoveram reflexões sobre temas centrais: política nacional de arquivos; responsabilidade e justiça social na atuação do arquivista; transformações trazidas pelos ambientes digitais à área de arquivos, considerando o desempenho das funções arquivísticas a partir de sistemas de produção e gestão de documentos arquivísticos digitais e de ferramentas de preservação, acesso e difusão a documentos desta natureza; legislação e normas atuais como mecanismos de transformação digital nos arquivos. Tais discussões, aliadas àquelas travadas durante as tardes de apresentações de trabalhos e demais espaços do evento, oportunizaram que a plenária final do IX CNA fosse transformada em um importante momento de sistematização das posições defendidas na área, expressas em 28 moções aprovadas pelo público presente. Tais moções, que serão em breve publicadas, apontam, centralmente, para a necessidade de valorização dos arquivos e de seus profissionais no país, assim como para o compromisso fundamental com a transparência pública, o acesso à informação e garantia dos direitos humanos.

A participação do IX CNA permitiu a nossos servidores o estabelecimento de contatos com profissionais de diversos locais do país, o aprendizado sobre diversos temas pertinentes ao fazer cotidiano do APERS e o aprofundamento dos conhecimentos na área de preservação digital, bastante requisitados atualmente em nossos projetos. Agradecemos à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) pelo acolhimento à solicitação de enviarmos delegação do Arquivo Público ao Congresso, e reforçamos nosso engajamento para colaborar com o avanço da área desde a esfera estadual.

Clique nas imagens do carrossel e confira registros do evento: