Habilitações para casamento têm mais de meio milhão de imagens indexadas em 2022
Publicação:

Ao longo do ano de 2022, a equipe de indexação de imagens do Arquivo Público realizou a inclusão de 508.866 imagens correspondentes a 26.357 processos digitalizados de Habilitação para Casamento. Esses processos estão agora disponíveis para consulta remota através do site do APERS (https://www.apers.rs.gov.br/busca-e-solicitacao-de-documentos).
Em 2022, através de uma parceria entre o Arquivo Público e a Companhia de Processamento de Dados do RS (PROCERGS), foi implementada uma aplicação para agilizar a inclusão de documentos digitais nos processos indexados no sistema de Administração de Acervos Públicos (AAP) do APERS. Daí em diante se consolidou o projeto que busca a inclusão da totalidade das imagens digitalizadas das Habilitações para Casamento presentes no acervo do APERS ao longo dos próximos anos, processo que vem avançando e que recentemente finalizou o fundo de Veranópolis.
A grande beneficiária da disponibilização dos documentos na forma digital é a população, que com mais comodidade pode exercer o direito de acesso à documentação pública salvaguardada nos acervos do Arquivo. Isso também serve aos pesquisadores, que a partir da disponibização digital dispõem do acesso remoto, não necessitando deslocar- se à sala de pesquisa para fazer a consulta dos documentos físicos.
Com auxílio deste processo foram disponibilizados para consulta de forma digital, em 2022, as Habilitações para casamento de Pelotas, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Camaquã, Gravataí, Pinheiro Machado, Herval, São Borja e Veranópolis, dentre outras. Agora, a equipe inicia a indexação do fundo arquivístico de Canela, que conta com 3.115 processos e cerca de 60.000 imagens a serem indexadas.