Projeto Documentando a experiência da COVID-19 no RS marcará presença no III EPETH. Participe!

Projeto Documentando a experiência da COVID-19 no RS no III EPETH
.

Na próxima semana ocorrerá o III Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia, com a temática “A pesquisa em História: passado, presente e futuro”. O evento, promovido por NEHM - UFOP, COMUM - UERG e LETHIS - UFES, ocorrerá de modo virtual entre os dias 06 e 09 de dezembro, e busca elencar os problemas acerca dos desafios impostos a disciplina História e ao ofício do historiador em tempos de regulamentação da profissão e pandemia.

Dentro da programação do III EPETH terá lugar o Simpósio Temático “História, Arquivos e Arquivamento na era digital”, proposto por nossa servidora Clarissa Sommer (historiadora APERS, mestre em História/UFRGS), em parceria com os professores Ian Kisil Marino (doutorando PPGHIS/Unicamp) e Thiago Lima Nicodemo (UNICAMP e coordenador APESP).

O ST acontece na tarde de 07/12, e pretende constituir-se como um espaço destinado à reflexão teórica a respeito das implicações do conceito de arquivo e dos processos de arquivamento sobre os fazeres de historiadoras e historiadores. Considerando a presença cada vez maior das tecnologias digitais, deseja-se discutir com experiências e pesquisas que tenham procurado explorar, experimentar e refletir sobre arquivos, fontes e história no mundo digital.

Entre as comunicações previstas está a de Clarissa, que visa suscitar reflexões sobre arquivamento digital e o ofício da historiadora a partir do trabalho com o Projeto Documentando a experiência da COVID-19 no Rio Grande do Sul. Tal projeto vem sendo realizado pelo APERS em parceria com a UFRGS e outras 12 instituições visando produzir, preservar e dar acesso a registros de memórias da pandemia. Saiba mais e compartilhe seu relato sobre a vida nesse período clicando aqui.

As inscrições para ouvintes no III EPETH estão abertas e podem ser realizadas clicando aqui. Participe!

ST História Arquivos e Arquivamento na era digital III EPETH