Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho

logotipo AHPAMV
Logotipo AHPAMV

Organizar, conservar, zelar e promover o acesso aos documentos que contam a história da cidade são funções primordiais do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho.

Instituição pública, vinculada à Diretoria de Patrimônio – Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Acervo: 1 milhão e 500 mil documentos datados desde 1764. Registram a formação e as transformações da cidade, informações oriundas dos poderes executivo e legislativo que mostram a política das administrações, além de jornais e revistas que relatam o cotidiano. Todo esse acervo, disponibilizado para pesquisa, nos permite conhecer e entender a trajetória histórica de nossa cidade.

7ª Semana Nacional de Arquivos - Exposição "O Acervo e o documento mais antigo"

00:00:00/00:00:00

Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho

A iniciativa do Caminhos dos Arquivos para o ano de 2023 e a Semana Nacional de Arquivos, atendendo à temática "Arquivos - Territórios de Vidas", é a proposta dos parceiros do Projeto elaborarem de um vídeo apresentando a insituição, o acervo e o documento mais antigo.

Educação Patrimonial: O Arquivo Histórico oferece às instituições de ensino, oficinas de educação patrimonial, onde são apresentados aos alunos os três patrimônios existentes na instituição: patrimônio natural/ambiental, arquitetônico e o documental. Após a visita pela instituição o aluno passa por atividades de perguntas e respostas, uma espécie de gincana interativa do conhecimento.