Divisão de Gestão Documental – Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Logo Gestão Documental - Prefeitura de Porto Alegre

Planejar, desenvolver e coordenar a política de gestão documental da PMPA, agilizando o acesso à informação e a preservação da memória institucional com foco no atendimento.

Instituição pública vinculada à Coordenação de Desenvolvimento Organizacional, da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio da Prefeitura.

Acervo: é composto por documentos do ano de 1892 até 2017, em suportes de papel e microfilme. Entre os quais são, aproximadamente, 3.000 rolos de microfilmes e mais de 1.000.000 de processos em papel. Além dos processos administrativos, de plantas arquitetônicas e fichas funcionais, a equipe de Protocolo e Arquivo Municipal armazena documentos originais digitalizados e incluídos em processo eletrônico.

Mais informações sobre o acervo disponíveis em:

7ª Semana Nacional de Arquivos - Exposição "O Acervo e o documento mais antigo"

00:00:00/00:00:00

Divisão de Gestão Documental - Prefeitura de Porto Alegre

A iniciativa do Caminhos dos Arquivos para o ano de 2023 e a Semana Nacional de Arquivos, atendendo à temática "Arquivos - Territórios de Vidas", é a proposta dos parceiros do Projeto elaborarem de um vídeo apresentando a insituição, o acervo e o documento mais antigo. Crédito: Arquivo Público do RS

• Endereço: Rua Sete de Setembro, 1123, 2º andar, Bairro: Centro Histórico, Porto Alegre/ RS CEP: 90010-191.

Coordenação de Gestão Documental (CGD/SMAP)

Equipe de Protocolo e Arquivo (EPA/SMAP)

- Abertura e informações sobre o andamento de processos administrativos

- Solicitações de desarquivamento e pesquisas de plantas arquitetônicas (projetos de construção de edificações particulares)

Equipe de Preservação e Seleção de Documentos (EPSD/SMAP)

Unidade de Assessoramento de Sistema de Arquivo (UASA/SMAP)

• E-mail: smapsiarq@portoalegre.rs.gov.br
  • Site: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sma/default.php?p_secao=186
  • Redes Socias: Instagram @siarqportoalegre
  • Horário de Funcionamento: 9h00 às 16h30min
  • Equipe: Arquivistas - Aline Nascimento Maciel Comassetto; Camila Lacerda Couto; Décio Schwelm Vidal e Marcia Dupke Jancowski.
  • Serviços oferecidos: consulta on-line; sala de pesquisa (mediante agendamento) e visitas guiadas (mediante agendamento).
  • Acesso: permitido, mas há restrição.