Divisão de Gestão Documental – Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Planejar, desenvolver e coordenar a política de gestão documental da PMPA, agilizando o acesso à informação e a preservação da memória institucional com foco no atendimento.
Instituição pública vinculada à Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP) da Prefeitura de Porto Alegre.
Acervo: é composto por documentos do ano de 1892 até 2017, em suportes de papel e microfilme. Entre os quais são, aproximadamente, 3.000 rolos de microfilmes e mais de 1.000.000 de processos em papel. Além dos processos administrativos, de plantas arquitetônicas e fichas funcionais, a equipe de Protocolo e Arquivo Municipal armazena documentos originais digitalizados e incluídos em processo eletrônico.
7ª Semana Nacional de Arquivos - Exposição "O Acervo e o documento mais antigo"
A iniciativa do Caminhos dos Arquivos para o ano de 2023 e a Semana Nacional de Arquivos, atendendo à temática "Arquivos - Territórios de Vidas", é a proposta dos parceiros do Projeto elaborarem de um vídeo apresentando a insituição, o acervo e o documento mais antigo. Crédito: Arquivo Público do RS
Divisão de Gestão Documental - Prefeitura de Porto Alegre
- Endereço: Rua Sete de Setembro, 1123, 2º andar, Bairro: Centro Histórico, Porto Alegre/ RS CEP: 90010-191.
Coordenação de Gestão Documental (CGD/SMAP)
- E-mail: smapcgd@portoalegre.rs.gov.br
- Telefone: (51) 3289-1691
Equipe de Protocolo e Arquivo (EPA/SMAP)
- Abertura e informações sobre o andamento de processos administrativos
- Solicitações de desarquivamento e pesquisas de plantas arquitetônicas (projetos de construção de edificações particulares)
- E-mail: smapea@portoalegre.rs.gov.br
- Telefone: (51) 3289-1372 ou (51) 3289-1692
Equipe de Preservação e Seleção de Documentos (EPSD/SMAP)
- E-mail: smapepsd@portoalegre.rs.gov.br
- Telefone: (51) 3289-1133
Unidade de Assessoramento de Sistema de Arquivo (UASA/SMAP)
- E-mail: smapsiarq@portoalegre.rs.gov.br
- Telefone: (51) 3289-1236
- Site: https://prefeitura.poa.br/smap/acesso-documentos
- ATOM da CGD - https://atom2.procempa.com.br/index.php/coordenacao-de-gestao-documental-da-prefeitura-municipal-de-porto-alegre
- Redes Socias: Instagram @siarqportoalegre
- Horário de Funcionamento: 9h00 às 16h30min
- Equipe: Arquivistas - Aline Nascimento Maciel Comassetto; Camila Lacerda Couto; Décio Schwelm Vidal e Marcia Dupke Jancowski.
- Serviços oferecidos: consulta on-line; sala de pesquisa (mediante agendamento) e visitas guiadas (mediante agendamento).
- Acesso: permitido, mas há restrição.