Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul - APERS

O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul - APERS, Departamento da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, tem como objetivo precípuo a guarda, a manutenção e disponibilização de seu acervo, a fim de que a sociedade tenha acesso ao mesmo.
Instituição Pública vinculada a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
Acervo: é composto por documentos dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Registro Civil e Tabelionatos.
Executivo: o acervo documental recolhido é constituído de documentos produzidos pelos órgãos da Administração Direta e Indireta do Estado, datados de 1884 até os dias atuais.
Mais informações: https://apers.rs.gov.br/acervo-executivo
Legislativo: constitui-se de processos com propostas para criação, incorporação, fusão e desmembramentos de municípios, que datam de 1953 a 1995, totalizando 142 metros lineares de documentos.
Mais informações: https://apers.rs.gov.br/acervo-legislativo
Judiciário: desde a sua criação, em 1906, até o ano de 1973, os decretos que regulamentavam as atividades do APERS estabeleciam, como uma de suas atribuições, o recolhimento dos documentos oriundos do Poder Judiciário do Estado. Desta forma, o Arquivo Público custodia os processos judiciais e outros documentos do Poder Judiciário, compreendidos no período de 1763 até 1980.
Mais informações: https://apers.rs.gov.br/acervo-judiciario
Registro Civil:
- Livros de registros de nascimentos, casamentos e óbitos, datados de 1929 a 1975.
- Processos de habilitação de casamento, datados de 1890 a 1985 totalizando cerca de 135.000 documentos distribuídos em 1.440 metros lineares.
Mais informações: https://apers.rs.gov.br/acervo-registro-civil
Tabelionatos: O acervo documental constitui-se de livros notariais, datados de 1763 a 1985, totalizando 39.404 livros notariais ou 1.128,12 metros lineares.
Mais informações: https://apers.rs.gov.br/acervo-tabelionatos
7ª Semana Nacional de Arquivos - Exposição "O Acervo e o documento mais antigo"
Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul
A iniciativa do Caminhos dos Arquivos para o ano de 2023 e a Semana Nacional de Arquivos, atendendo à temática "Arquivos - Territórios de Vidas", é a proposta dos parceiros do Projeto elaborarem de um vídeo apresentando a insituição, o acervo e o documento mais antigo.
- Endereço: Rua Riachuelo, 1031, Centro Histórico, Porto Alegre / RS CEP: 90010-273.
- Telefone: (51) 3288-1300
- E-mail: apers@planejamento.rs.gov.br
- Horário de Funcionamento: 08h30min às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira
- Site: www.apers.rs.gov.br
- Redes Sociais: Facebook: https://www.facebook.com/ArquivoPublicoRS; YouTube: youtube.com/user/ArquivoPublicoRS; Instagram: @arquivopublicors
- Equipe:
- Analista Administrador: Endrigo Vanzella
- Agente Administrativo: Ana Karina Uberti Moreira, Janice Marilena Góes de Oliveira e Loy Alves Medeiros Junior
- Analista Arquivista: Aerta Grazzioli Moscon, Caiê Pires de Deus Lima, Carina Machado Coatamilan Henriques, Carla Vargas Segatto, Celso Fernando Louzada Pasquali Fernandes, João Carlos Christoff, Juliano Silva Balbon, Maria Cristina Kneipp Fernandes, Mariane Wagner Albino e Renata Pacheco de Vasconcellos e Vinícius Mitto Navarro
- Analista em Assuntos Culturais/ Ciências Sociais: Giglioli Rodrigues
- Analista em Assuntos Culturais/ História: Clarissa de Lourdes Sommer Alves e Bruna Azevedo Xavier
- Analista em Assuntos Culturais/ Letras: Roberta Capelão Valença Scholz
- Historiador - Alvaro Antonio Klafke e Gabriel Gaziero
- Escriturário: Getúlio Aloísio Cunha de Aguiar
- Cargo em Comissão: Givaneide Neusa de Farias, Jaqueline das Chagas Mercedes e Daniela Vanessa Rodrigues de Araújo
Serviços Oferecidos:
- Tele atendimento - fornecimento de fotocópias de documentos para fins probatórios, tais como: certidão de nascimento, casamento e óbito; além de inventários e escrituras. Contatos: tele-apers@planejamento.rs.gov.br ou (51) 3288-1300.
- Consulta on-line: possibilita ao usuário consultar os documentos já descritos no Sistema de Administração de Acervos Públicos – AAP. Acesse e consulte aqui.
- Sala de pesquisa: Disponibilização de fontes primárias, para consulta local, a historiadores, acadêmicos, genealogistas e demais interessados, mediante agendamento pelo e-mail saladepesquisa@planejamento.rs.gov.br ou (51) 3288-1375.
- Visitas guiadas: disponível nas modalidades:
- Visita Mediada Virtual - criada a partir da realidade imposta pela pandemia de Covid-19. Essa modalidade de amplia as possibilidades de difusão e acesso ao APERS. Combinando tomadas de cenas no interior dos prédios do Complexo Arquitetônico, além de fotos e vídeos, o percurso é conduzido em uma sala virtual no Microsoft Teams por servidor da Instituição, em diálogo com grupo visitante. Realizada nas terças às 14h30min, mediante agendamento prévio. Agende aqui.
- Visita Mediada Presencial - visitas são oferecidas com o propósito de apresentar a Instituição, sua história e os serviços por ela oferecidos, assim como a estrutura do seu complexo arquitetônico e seus acervos. Realizadas nas segundas e nas sextas às 14h e nas quartas às 10h, mediante agendamento prévio. Agende aqui.
- Visitas para grupos - Profissionais de instituições congêneres, professores(as) de cursos técnicos e do Ensino Superior podem solicitar agendamento de horário específico para suas turmas, pelo e-mail visitas@planejamento.rs.gov.br.
- Sistema de Arquivos do Estado do Rio Grande do Sul (SIARQ/RS): assessoria quanto a procedimentos de gestão documental, envolvendo toda a administração direta estadual e municípios gaúchos interessados, com as seguintes atividades técnicas: levantamento da produção documental, avaliação, arranjo, classificação, descrição e preservação. Clique aqui para mais informações. Contatos: siarq-pers@planejamento.rs.gov.br ou (51) 3288-1351.
- Acesso: permitido, sem restrições.