Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul - APERS

Logotipo APERS
Logotipo APERS

O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul - APERS, Departamento da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, tem como objetivo precípuo a guarda, a manutenção e disponibilização de seu acervo, a fim de que a sociedade tenha acesso ao mesmo.

Instituição Pública vinculada a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão.

Acervo: é composto por documentos dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Registro Civil e Tabelionatos.

Executivo: o acervo documental recolhido é constituído de documentos produzidos pelos órgãos da Administração Direta e Indireta do Estado, datados de 1884 até os dias atuais.

Mais informações: https://apers.rs.gov.br/acervo-executivo

Legislativo: constitui-se de processos com propostas para criação, incorporação, fusão e desmembramentos de municípios, que datam de 1953 a 1995, totalizando 142 metros lineares de documentos.

Mais informações: https://apers.rs.gov.br/acervo-legislativo

Judiciário: desde a sua criação, em 1906, até o ano de 1973, os decretos que regulamentavam as atividades do APERS estabeleciam, como uma de suas atribuições, o recolhimento dos documentos oriundos do Poder Judiciário do Estado. Desta forma, o Arquivo Público custodia os processos judiciais e outros documentos do Poder Judiciário, compreendidos no período de 1763 até 1980.

Mais informações: https://apers.rs.gov.br/acervo-judiciario

Registro Civil:

- Livros de registros de nascimentos, casamentos e óbitos, datados de 1929 a 1975. 

- Processos de habilitação de casamento, datados de 1890 a 1985 totalizando cerca de 135.000 documentos distribuídos em 1.440 metros lineares.

Mais informações: https://apers.rs.gov.br/acervo-registro-civil

Tabelionatos: O acervo documental constitui-se de livros notariais, datados de 1763 a 1985, totalizando 39.404 livros notariais ou 1.128,12 metros lineares. 

Mais informações: https://apers.rs.gov.br/acervo-tabelionatos

7ª Semana Nacional de Arquivos - Exposição "O Acervo e o documento mais antigo" 

00:00:00/00:00:00

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul

A iniciativa do Caminhos dos Arquivos para o ano de 2023 e a Semana Nacional de Arquivos, atendendo à temática "Arquivos - Territórios de Vidas", é a proposta dos parceiros do Projeto elaborarem de um vídeo apresentando a insituição, o acervo e o documento mais antigo.

          - Analista Administrador: Endrigo Vanzella 

          - Agente Administrativo: Ana Karina Uberti Moreira, Maria de Lourdes Zamo e Loy Alves Medeiros Junior

          - Analista Arquivista: Aerta Grazzioli Moscon, Caiê Pires de Deus Lima, Carla Vargas Segatto, Celso Fernando Louzada Pasquali Fernandes Iara Gomide Machado,  Juliano Silva Balbon, Maria Cristina Kneipp Fernandes, Mariane Wagner Albino e Renata Pacheco de Vasconcellos

          - Analista em Assuntos Culturais/ Ciências Sociais: Giglioli Rodrigues

          - Analista em Assuntos Culturais/ História: Caroline Acco Baseggio e Clarissa de Lourdes Sommer Alves

          Analista em Assuntos Culturais/ Letras: Denise Nauderer Hogetop e Roberta Capelão Valença Scholz

          - Historiador - Alvaro Antonio Klafke,  Gabriel Gaziero e Rodrigo de Azevedo Weimer

          - Escriturário: Getúlio Aloísio Cunha de Aguiar

          - Cargo em Comissão: Givaneide Neusa de Farias, Jaqueline das Chagas Mercedes e Daniela Vanessa Rodrigues de Araújo

          Serviços Oferecidos:

  • Tele atendimento - fornecimento de fotocópias de documentos para fins probatórios, tais como: certidão de nascimento, casamento e óbito; além de  inventários e escrituras). Contatos: tele-apers@planejamento.rs.gov.br ou (51) 3288-1300.
  • Consulta on-line: possibilita ao usuário consultar os documentos já descritos no Sistema de Administração de Acervos Públicos – AAP. Se o usuário desejar realizar a consulta local basta fazer sua solicitação no Balcão Virtual. Clique aqui para fazer sua consulta.
  • Sala de pesquisa: Disponibilização de fontes primárias, para consulta local, a historiadores, acadêmicos, genealogistas e demais interessados, mediante agendamento pelo e-mail saladepesquisa@planejamento.rs.gov.br ou (51) 3288-1375.
  • Visitas guiadas: disponível em duas modalidades:

          - Visita Mediada Virtual - criada a partir da realidade imposta pela pandemia de Covid-19. Essa modalidade de amplia as possibilidades de difusão e acesso ao APERS. Combinando tomadas de cenas no interior dos prédios do Complexo Arquitetônico, além de fotos e vídeos, o percurso é conduzido em uma sala virtual no Microsoft Teams por servidor da Instituição, em diálogo com grupo visitante. Realizada nas terças, 10h, mediante agendamento prévio. Contato: visitas@planejamento.rs.gov.br.

          - Visita Mediada Presencial - visitas são oferecidas com o propósito de apresentar a Instituição, sua história e os serviços por ela oferecidos, assim como a estrutura do seu complexo arquitetônico e seus acervos. Realizadas nas quartas às 10h e nas sextas às 14h, mediante agendamento prévio. Contato: visitas@planejamento.rs.gov.br.

  • Sistema de Arquivos do Estado do Rio Grande do Sul (SIARQ/RS): assessoria quanto a procedimentos de gestão documental, envolvendo toda a administração direta estadual e municípios gaúchos interessados, com as seguintes atividades técnicas: levantamento da produção documental, avaliação, arranjo, classificação, descrição e preservação. Clique aqui para mais informações. Contatos: siarq-pers@planejamento.rs.gov.br ou (51) 3288-1351.
  • Acesso: permitido, sem restrições.

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul