Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul

Memorial do Ministério Publico
Memorial do Ministério Publico

Preservar e difundir a memória histórica e cultural do Ministério Público do RS no contexto da história do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Instituição pública, vinculada ao Ministério Público do RS.

Acervo: reúne acervo referente à atuação na defesa dos interesses sociais e individuais e na correta aplicação das leis e garantia do Estado Democrático de Direito, abrangendo informações da atuação extrajudicial e gestão administrativa.

 O Arquivo Geral do MPRS é composto por mais de 4.500 metros lineares de documentos, sendo uma parte dele avaliada como de guarda permanente, conforme definido na Tabela de Temporalidade de Documentos do MPRS.

O Acervo tem potencial de oferecer importante fonte de pesquisa para diversas áreas, tais como História, Direito e Sociologia. Dentre os principais temas abordados nos procedimentos extrajudiciais (inquéritos civis, procedimentos administrativos de tutela de interesses individuais indisponíveis e procedimentos de acompanhamento de instituições) incluem-se Criança e Adolescente, Educação, Pessoas com Deficiência, Saúde Pública, Idoso, Meio Ambiente, Habitação e Ordem Urbanística, Patrimônio Cultural, Improbidade Administrativa, Patrimônio Público, Fundações, Consumidor e Ordem Econômica.

  • Endereço: Praça Marechal Deodoro, 110 Bairro: Centro Histórico Porto Alegre/RS CEP: 90010-300
  • Telefone: (51) 3295-8662
  • E-mail: memorial@mprs.mp.br
  • Horário de Funcionamento: 8h30min às 12h e das 13h30min às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
  • Site: https://www.mprs.mp.br/memorial/ e https://www.mprs.mp.br/gestao_documental/
  • Redes sociais
    Twitter: https://twitter.com/mp_rs
    YouTube: https://www.youtube.com/user/conhecendomp
    Flickr: https://www.flickr.com/photos/mprgs
    Facebook: https://www.facebook.com/mprgs
  • Equipe: Historiadora: Cíntia Vieira Souto; Museóloga: Andrea Cogan
  • Serviços oferecidos

    - Banco de dados de Membros Aposentados: reúne informações biográficas e funcionais de membros do Ministério Público do RS desde a época do Império até a atualidade.

    - Banco de História Oral: consiste em acervo com cerca de 120 entrevistas com membros, servidores e personalidades relacionadas à história do Ministério Público.

    - Exposições, Eventos e Publicações: relacionados à história do Ministério Público, à história do Rio Grande do Sul e do Brasil, organizadas de forma individual ou em parceria com outras instituições.

    - Atendimento a consultas e pedidos de cópias de documentos: os pedidos de consulta e cópia de documentos do Arquivo Geral devem ser feitos através do portal de Atendimento ao Cidadão no banner Solicitação de Informações, disponível no endereço https://www.mprs.mp.br/atendimento/

  • Acesso: não há restrição.

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul