Museu Histórico de Nova Hartz

Museu Nova Hartz
Logotipo Museu Nova Hartz

O Museu desenvolve atividades de coleta, pesquisa e exposição de objetos, fotografias e documentos que contam a história da cidade, bem como um projeto de resgate por meio da história oral (entrevistas com moradores mais antigos da cidade), buscando registrar a memória dos moradores. Essas memórias, adicionadas às pesquisas em documentos, nos permitem contar a história da cidade e de seus moradores, através de fontes orais, documentais, fotográficas, arqueológicas e dos objetos do acervo.

retratar o desenvolvimento e evolução do município e de quem nela vive/ viveu.

Instituição pública vinculada à SMECTEL - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Prefeitura Municipal de Nova Hartz).

Acervo é bastante diversificado. Fontes arquivísticas como documentos de caráter administrativo, fontes orais e fotográficas. Museológicas como objetos escolares, instrumentos agrícolas, indumentárias antigas e de época, objetos decorativos e utensílios domésticos. Além disso preserva fontes arqueológicas.

• Endereço: Emílio Jost, 53 Bairro: Centro Nova Hartz/ RS CEP: 93890-000
  • Telefone: (51) 3565-1309
  • E-mail: luana-reuter@hotmail.com (em breve será disponibilizado e-mail institucional)
  • Horário de Funcionamento:

Segunda-feira das 8h às 16h;

Terça e quinta-feira das 8h às 17h;

Quarta-feira das 8h30min às 17h;

Sexta-feira: 8h às 14h30min.

• Redes Sociais: https://www.facebook.com/museuhistorico.denovahartz/ e Instagram: @museumunicipaladelmotrott
  • Equipe: Luana Cristina Massaia Reuter (Historiadora) e Elaine Miriam Haag
  • Serviços oferecidos: sala de pesquisa, visita guiada e exposição
  • Acesso: permitido, não há restrição