Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Memorial da Justiça Federal do Rio Grande do Sul – JFRS

Logotipo Memorial da Justiça Federal do RS
Logotipo Memorial da Justiça Federal do RS

Divulgar, incentivar e amparar, por todos os meios possíveis, a preservação da história e do patrimônio cultural da Justiça Federal do Rio Grande do Sul e do povo gaúcho.

Instituição Pública, vinculado à Justiça Federal do Rio Grande do Sul.

Acervo: composto de documentos produzidos e recebidos pela Justiça Federal no desempenho de suas atividades no estado do Rio Grande do Sul. São processos judiciais e documentos administrativos, em suportes físicos e eletrônicos, que registram o funcionamento e prestação da Justiça.

Mais informações sobre o acervo disponível em: https://atom.jfrs.jus.br/

Desde a criação do Memorial da Justiça Federal, em 2012, a atenção e a preocupação com a educação patrimonial permeia os eventos e exposições. Com temas diversos, tendo como foco o patrimônio cultural, já foram organizadas exposições que remetem às tradições gaúchas, ao patrimônio natural, às questões indígenas e suas terras como o patrimônio cultural que os define, patrimônio cultural da cidade de Porto Alegre. Diversas oficinas foram elaboradas tendo como público alvo os estudantes de escolas de 5º ao 9º ano, alunos do Projeto Pescar e jovens educandos do convênio FASE/JFRS. Dentre as oficinas pode-se citar a criação de sticker art ministrada por Xadalu, concurso de fotografias, apresentação de filmes, seguidas de conversas e desenhos, confecção de cartazes que fizeram parte de exposições. Também foi organizado um concurso de fotografias e confeccionado um mosaico que fez parte da Sala de Memória de Rio Grande.

  • Endereço: Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, nº 600 – 9º andar – Ala Sul Bairro: Praia de Belas Porto Alegre/ RS CEP: 900010-395
  • Telefone: (51) 3214-9095
  • E-mail: memoria@jfrs.jus.br
  • Horário de Funcionamento: 13h às 18h, de segunda a sexta-feira.
  • Site: memoria.jfrs.jus.br
  • Redes Sociais: Facebook: https://www.facebook.com/memorialjfrs e Instragam: @memorialjusticafederalrs
  • Equipe: Tassiara Jaqueline Fanck Kich (arquivista) e Cristiane Galvan de Souza (comunicadora social)
  • Serviços Oferecidos: consulta on-line; sala de pesquisa e visitas guiadas.
  • Acesso: permitido, mas há restrições.

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul