Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul “Carlos Salzano Vieira da Cunha”

Arquivo Histórico Cachoeira do Sul
Arquivo Histórico Cachoeira do Sul Logotipo

O Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul tem por finalidade básica a guarda, conservação, organização, disponibilização e divulgação do acervo documental produzido pela administração municipal ao longo de sua história (a partir de 1820), oferecendo para pesquisa e estudo, as séries documentais organizadas. Mantém e disponibiliza também, acervo de imprensa, constituído por coleções de jornais editados no município desde 1900 e exemplares avulsos datados do final do século XIX, e o acervo cartográfico.

Instituição pública vinculada ao Núcleo Municipal da Cultura.

Acervo: O Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul dispõe de acervo documental da história político-administrativa desde a instalação do município, em 05 de agosto de 1820, organizado em três fundos fechados:

Câmara Municipal (1820-1889), Junta Municipal (1889-1892), Intendência Municipal (1892-1930).

Acervo de imprensa: jornais avulsos editados no município, incluindo raridades, e as coleções de vários jornais, com destaque para O Comércio (1900-1966), Rio Grande (1905-1915), Fatorama (1977-1978) e O Correio (1992-2015).

Arquivos particulares de personalidades e entidades.

Mantém e disponibiliza a coleção do diário Jornal do Povo, em circulação desde 1929.

Acervo cartográfico e de ordem urbana e arquitetônica.

• Endereço: Rua Sete de Setembro nº 350 – Bairro: Centro – Cachoeira do Sul – RS – CEP 96.508-011.
  • Telefone: (51) 32897463 / 7464
  • E-mail: arquivohistorico@cachoeiradosul.rs.gov.br
  • Site: www.arquivohistoricodecachoeiradosul.blogspot.com
  • Horário de Funcionamento: das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira.
  • Equipe: Professores: Mirian Regina Machado Ritzel (Chefe do Arquivo e historiadora); Jaqueline de Souza Fischer (Assessora técnica), Neiva Ester Corrêa Köhler (Assessora técnica) e Joana Bräkling Medeiros (Restauradora).
  • Serviços oferecidos: consulta on-line, sala de pesquisa e visita guiada.
  • Acesso: Permitido, mas há restrição.

Informativos do ano de 2022:

Informativo Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul

Informativo - Jan a Jun/2022 - Arquivo Histórico Municipal (.pdf 5,96 MBytes)