Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo

Logotipo Museu de POA Joaquim Felizardo
Logotipo Museu de POA Joaquim Felizardo

O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, criado em 1979, tem como missão promover a interação da sociedade com o patrimônio cultural da cidade, com ênfase na sua história e memória, por meio da preservação, pesquisa e comunicação dos bens culturais sob sua guarda.

Instituição pública, subordinada à Secretaria Municipal da Cultura.

Acervo:

- Tridimensional: é formado por mais de 1.300 objetos dos séculos XIX e XX, como acessórios de uso pessoal, objetos de decoração, instrumentos musicais, mobiliário e indumentária, entre outros. Formou-se a partir de doações de alguns setores ligados à Prefeitura Municipal e, principalmente, por meio de doações particulares.

- Acervo arqueológico - conta com 200.000 itens relacionados a diferentes grupos que ocuparam o território desde o período pré-colonial. O Museu possui coleções de material cerâmico, lítico, ósseo, entre outras, provenientes de áreas de ocupação indígena anteriores à chegada dos colonizadores, e coleções oriundas de sítios ocupados entre os séculos XVIII e XX, como peças produzidas em louça, vidro, metal, couro, pedra, ossos, cerâmica, restos ósseos humanos e alimentares.

- Acervo fotográfico - é formado por cerca de 9.000 imagens de Porto Alegre dos séculos XIX e XX. Possui registros dos mais diferentes aspectos da cidade ao longo do tempo e conta com fotografias de profissionais renomados com Virgílio Calegari, Lunara, Barbeiros & Irmãos, Sioma Breitman e Irmãos Ferrari. Também guarda uma coleção formada por mais de 400 cartões postais das primeiras décadas do século XX.

O Museu oferece Oficinas de Educação Patrimonial:

- Eixo Ensino Regular: projetos: “Baú de histórias adormecidas”, “Descobrindo a Arqueologia no Museu”, “Que planta é essa?”, “Turismo fazendo escola”, “Cuidar para não esquecer” e visitas mediadas voltadas para o público escolar

- Eixo Inclusão: projeto “Inclusão cultural: um Museu para todos”, com o objetivo de criar vínculo com sujeitos em situação de vulnerabilidade social dos diversos segmentos atendidos pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC).

- Eixo Itinerância: projeto “Caixa de Memórias POA” constitui-se de caixas itinerantes, com materiais diversos sobre a história e a cultura da cidade, que percorrem as escolas de Porto Alegre. O projeto está voltado, prioritariamente, aos estudantes e professores da rede pública municipal de ensino, com o objetivo central de ampliar as experiências educativas e a ação entre escola e sociedade, além de contribuir para a conscientização sobre o patrimônio cultural da cidade e para a preservação preventiva dos bens culturais, materiais e imateriais. O projeto “Museu de Porto Alegre em movimento” busca ampliar o acesso aos acervos do Museu, levando pequenas exposições até as escolas da rede pública municipal.

  • Endereço: Rua João Alfredo, 582, Bairro: Cidade Baixa, Porto Alegre/ RS, CEP 90050-230
  • Telefone: (51) 3289-8275
  • E-mail: museu@smc.prefpoa.com.br
  • Redes sociais: @museudepoa em Facebook, Twitter e Instagram e canal no YouTube: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo.
  • Horário de Funcionamento: Segundas-feiras das 13h às 17h e, de terças à sextas-feiras das 9h às 12h e das 13h às 17h. Temporariamente fechado à visitação interna, em fase de montagem de exposições.
  • Pesquisas no acervo por agendamento.
  • Pátio com acesso liberado.
  • Equipe:  Luciana Oliveira de Brito (museóloga), Rosângela Broch Veiga (bibliotecária) Karina Santos (arquivista); Ana Ines Arce (arquivista e historiadora), Lucia Jahn (jornalista), Rosane Fluck (socióloga), Márcia Bamberg (socióloga, especialista em Acessibilidade).
  • Serviços oferecidos: consulta on-line, sala de pesquisa e visita guiada.
  • Acesso: permitido, não há restrição.

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul