Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul
A instituição tem como função primordial a guarda e a conservação da documentação histórica de origem pública e privada, bem como organizar, preservar e dar acesso ao seu acervo.
Instituição pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura.
Acervo: Seu acervo remonta aos primeiros anos de ocupação efetiva do solo rio-grandense pela Coroa Portuguesa, estendendo-se até o século XXI. Além da documentação proveniente das várias funções exercidas pelo Poder Público, o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul destaca-se pelos arquivos particulares recebidos através de doação ou compra.
- Endereço: Rua Sete de Setembro, número 1.020, 2º andar, sala 17- Bairro: Centro Histórico - Porto Alegre/ RS - CEP: 90010-191
- Telefone: (51) 3225-7880 / 3224-1724 / 3308-8177
- E-mail: ahrs@sedac.rs.gov.br
- Horário de Funcionamento: 8h30min às 18h, de segunda a sexta-feira. Sala de pesquisa: terça-sexta: 13h às 17h.
- Redes sociais: facebook.com/arquivors e Instagram: @arquivohistoricors
- Site - https://cultura.rs.gov.br/arquivo-historico-do-rio-grande-do-sul
- Equipe: Alexandre Veiga (arquivista), Ananda Simões Fernandes (historiadora), Denise Ognibeni (historiadora), Fábio Oliveira Sosa (historiador), Marcia Lopes de Faria (agente administrativa), Patrícia Elisiane da Rocha Coser (arquivista), Vanessa Becker Souza (arquivista) e estagiário(a)s do curso de História.
- Serviços oferecidos: consulta on-line, sala de pesquisa e visitas guiadas.
- Acesso: permitido, mas há restrição.