Divisão de Arquivo da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Logotipo UFCSPA
Logotipo da UFCSPA

À Divisão de Arquivo compete a custódia, o planejamento e o desenvolvimento da gestão de documentos de valor administrativo, acadêmico e científico independente do suporte, incluindo atividades de recebimento, conferência, higienização, análise, identificação, classificação, avaliação, difusão e acesso dos documentos de caráter informativo, histórico e testemunhal.

Instituição pública, vinculada à Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Acervo: é constituído de documentos relativos à atividade-fim e à atividade-meio. Existem documentos que comprovam à criação e a federalização da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre e a Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre. Registros que demonstram necessidade de alocação de verbas, relações administrativas e de ensino relativos à relação da faculdade com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Esse acervo também apresenta documentos relativos ao processo de criação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Quanto ao ensino, pesquisa e extensão existem documentos que comprovam a criação de cursos de graduação, cursos de pós-graduação (latu ou stricto sensu), cursos e eventos relativos à pesquisa e extensão, além da criação de departamentos acadêmicos e dos centros acadêmicos.

Mais informações sobre os fundos documentais custodiados pela instituição estão disponíveis em: https://atom.ufcspa.edu.br/index.php/informationobject/browse

7ª Semana Nacional de Arquivos - Exposição "O Acervo e o documento mais antigo"

00:00:00/00:00:00

Divisão de Arquivo - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

A iniciativa do Caminhos dos Arquivos para o ano de 2023 e a Semana Nacional de Arquivos, atendendo à temática "Arquivos - Territórios de Vidas", é a proposta dos parceiros do Projeto elaborarem de um vídeo apresentando a insituição, o acervo e o documento mais antigo.

• Endereço: Av. Ceará, 997 Bairro: São João Porto Alegre/ RS CEP: 902405-10
  • Telefone: (51) 3519-3271
  • E-mail: divarquivo@ufcspa.edu.br
  • Horário de Funcionamento:  08h às 17h, de segunda a sexta-feira.
  • Redes Sociais: Instagram: @divarquivo_ufcspa
  • Equipe: 1 arquivista, 1 auxiliar de arquivo, 4 estagiários e 1 bolsista da UFCSPA.
  • Serviços oferecidos: consulta on-line, atendimento ao usuário interno e externo por meio da disponibilização de documentos analógicos ou digitais.
  • Acesso: permitido, mas há restrições.