Museu do Imigrante
Viabilizar a reflexão e o conhecimento sobre a história da cidade de Bento Gonçalves, tendo como foco a imigração, especialmente no nordeste do Rio Grande do Sul, num olhar que privilegie a comunicação, preservação e expressão do patrimônio cultural contribuindo para a compreensão da diversidade social brasileira.
Instituição pública vinculada à Fundação Casa das Artes e Secretaria a Municipal e Cultura de Bento Gonçalves. A Secretaria de Turismo e Cultura.
Acervo: O Museu possui um acervo de, em média, 20 mil itens e a equipe tem se dedicado a fim de torná-lo totalmente digital.
Coleções:
- Acervo Museológico - Formado por objetos materiais de diferentes tipos e temporalidades.
- Acervo Arquivístico - Composto por selos, cartazes, folhetos, alguns documentos pessoais, fotografias, mapas e plantas da cidade, bem como documentos administrativos da instituição.
- Acervo Bibliográfico - Composto por livros e periódicos disponíveis para consulta presencial no setor administrativo do Museu.
- Acervo Imaterial - Construído a partir do projeto Banco de Memórias Orais, realizado pela equipe do Museu em outras gestões, trata-se de um conjunto de fitas cassetes com diferentes relatos dos moradores da região. Da mesma forma, fazem parte os registros das edições dos “Cafés com Memória”, organizados pela instituição.
- Acervo Didático - A instituição possui, em sua trajetória, a realização de diversos projetos educativos conformando a coleção pedagógica.
- Endereço: R. Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro: Planalto, Bento Gonçalves/ RS CEP: 95703-200.
- Telefone e WhatsApp: (54) 3771-4230
- E-mail: contato@museudoimigrante.org.br
- Horário de Funcionamento: Segunda à sexta das 08h às 17h (reserva técnica) e de terça a sábado, 08h às 12h e das 13h às 17h (museu).
- Rede Sociais:
- Facebook: Museu Do Imigrante.
- Instagram: @museudoimigrantebg
- Youtube: Museu do Imigrante de Bento Gonçalves.
- Podcast: Porão do Museu.
- Equipe: Angela Maria Marini (assistente de atividades culturais) e Cristiane Bertoco (museóloga)Deise Formolo e Sabrina de Lima Greselle (arquiteta).
- Serviços Oferecidos: consulta on-line; sala de pesquisa, visitas guiadas e exposições presenciais e virtuais.
- Acesso: sem restrições.