Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Museu do Imigrante

Museu do Imigrante logotipo
Museu do Imigrante logotipo

Viabilizar a reflexão e o conhecimento sobre a história da cidade de Bento Gonçalves, tendo como foco a imigração, especialmente no nordeste do Rio Grande do Sul, num olhar que privilegie a comunicação, preservação e expressão do patrimônio cultural contribuindo para a compreensão da diversidade social brasileira.

Instituição pública vinculada à Fundação Casa das Artes e Secretaria a Municipal e Cultura de Bento Gonçalves. A Secretaria de Turismo e Cultura.

Acervo: O Museu possui um acervo de, em média, 20 mil itens e a equipe tem se dedicado a fim de torná-lo totalmente digital.

Coleções:

- Acervo Museológico - Formado por objetos materiais de diferentes tipos e temporalidades.

- Acervo Arquivístico - Composto por selos, cartazes, folhetos, alguns documentos pessoais, fotografias, mapas e plantas da cidade, bem como documentos administrativos da instituição.

- Acervo Bibliográfico - Composto por livros e periódicos disponíveis para consulta presencial no setor administrativo do Museu.

- Acervo Imaterial - Construído a partir do projeto Banco de Memórias Orais, realizado pela equipe do Museu em outras gestões, trata-se de um conjunto de fitas cassetes com diferentes relatos dos moradores da região. Da mesma forma, fazem parte os registros das edições dos “Cafés com Memória”, organizados pela instituição.

- Acervo Didático - A instituição possui, em sua trajetória, a realização de diversos projetos educativos conformando a coleção pedagógica.

  • Endereço: R. Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro: Planalto, Bento Gonçalves/ RS CEP: 95703-200.
  • Telefone e WhatsApp: (54) 3771-4230
  • E-mail: contato@museudoimigrante.org.br
  • Horário de Funcionamento: Segunda à sexta das 08h às 17h (reserva técnica) e de terça a sábado,  08h às 12h e das 13h às 17h (museu).
  • Rede Sociais:

          - Facebook: Museu Do Imigrante.

          - Instagram: @museudoimigrantebg

          - Youtube: Museu do Imigrante de Bento Gonçalves.

          - Podcast: Porão do Museu.

  • Equipe: Angela Maria Marini (assistente de atividades culturais) e Cristiane Bertoco (museóloga)Deise Formolo e Sabrina de Lima Greselle (arquiteta).
  • Serviços Oferecidos: consulta on-line; sala de pesquisa, visitas guiadas e exposições presenciais e virtuais.
  • Acesso: sem restrições.

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul