Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Histórico

  • 1ª SNA

A 1ª Semana Nacional de Arquivos, uma promoção do Arquivo Nacional e Fundação Casa de Rui Barbosa, ocorreu entre os dias 05 e 10 de junho de 2017.

A programação do APERS contou com visitas guiadas, relançamento do Guia de Arquitetura de Porto Alegre, de autoria de Rodrigo Poltosi e Vlademir Roman e que reuniu mais de 100 fotos e apresentou uma visão geral do patrimônio arquitetônico, paisagístico e urbano da nossa Capital. Teve, ainda, sessão de autógrafos precedida de uma palestra sobre o contexto histórico e a concepção que norteou a construção do Prédio I do Complexo Arquitetônico do Arquivo Público.

Na sexta-feira, dia 09 houve o Encontro dos Arquivistas, onde os servidores se reuniram para conversar sobre as atividades em andamento do Sistema de Arquivos do Estado do Rio Grande do Sul (SIARQ/RS) desenvolvidas no APERS.

Após, a apresentação de Quarteto de Violoncelo de alunas da Escola de Música da OSPA. As jovens, entre 11 e 25 anos, encantaram os presentes com interpretações de Piazzolla e Mahler.

  • 2ª SNA

A 2ª Semana Nacional de Arquivos aconteceu de 04 a 09 de junho de 2018 e o APERS ofertou uma série de eventos à comunidade.

A programação teve diversas oficinas, exposições, visitas guiadas e palestras.

Oficinas:

Os Tesouros da Família Arquivo: incluiu visita ao acervo, apresentação de teatro de bonecos de luva, “caça ao tesouro” para localização de documentos no interior dos prédios, leitura e discussão histórica a partir de acervo do arquivo.

Genealogia de especialidade Escoteira: ofereceu ferramentas teóricas necessária ao trabalho de pesquisa genealógica no intuito de despertar o interesse dos escoteiros pelo acervo documental.

Genealogia: forneceu ferramentas teóricas necessária ao trabalho de pesquisa genealógica, com a participação de representante da Family Search, no intuito de despertar o interesse pelo acervo documental da Instituição para construção de árvore genealógica ou encaminhamento da segunda cidadania.

“Preservação de Documentos Audiovisuais”: promoveu e forneceu ferramentas teóricas e práticas para fomentar o cuidado necessário com acervos documentais audiovisuais, públicos ou privados, para contribuir na longevidade da documentação.

Exposições:

Caminhos dos Arquivos - Nossas Histórias, Nossas Heranças”: exposição coletiva e simultânea entre o APERS e diversas instituições arquivísticas, centros de documentação e de memória.

Os Bichos invadem o Arquivo: Preservando o Meio Ambiente”: com a parceria do Comando Ambiental da Brigada Militar, esta exposição visava promover ações de instituições que se dedicam a preservação da flora, fauna e dos recursos naturais, a fim de proporcionar vinculação entre o tema em comemoração e a promoção do acervo do APERS, além de visibilidade e conscientização sobre a preservação e a herança do planeta em que vivemos.

Os Escoteiros no Arquivo” (Acampamento Escoteiro): em parceria com o Grupo Escoteiro Georg Black, Memorial GE Georg Black e União dos Escoteiros do Brasil/RS, a exposição compreendeu a reprodução de um acampamento escoteiro, com suas respectivas pioneirias e artefatos, que representam a vida ao ar livre, assim como atividades da vida em sociedade oportunizando compartilhamento de suas tarefas de crescimento comum, sua história e memória do movimento escoteiro no Brasil, principalmente em Porto Alegre/RS.

Visitas Guiadas:

Visita Técnica ao “Arquivo Municipal de Porto Alegre”

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul

Cemitério da Santa Casa

Cemitério Memorial Martim Lutero

Palestras:

Encontro dos Arquivistas

Painel “Difusão e Diversidade de Acervos na Web”

Lançamento do Projeto “Jogoteca Educativa do APERS” - Painel “Documentos e Jogos no Ensino de História”

  • 3ª SNA

Ocorreu de 03 a 08 de junho de 2019 e o tema da edição foi Desenhando Arquivos.

A programação desenvolvida pelo APERS contou com:

Exposição virtual e presencial “Caminhos dos Arquivos: Nossas Histórias, Nossas Heranças”.

Júri-Simulado em parceria com o Serviço de Assistência Jurídica da Faculdade de Direito da UFRGS e o processo foi de Joanna Eiras, que foi uma das sete mulheres processadas por crime em Porto Alegre e tida como líder de um bando de criminosos.

Oficina de Genealogia que foi ministrada por Caroline Acco Baseggio e Adriana Weber.

1ª edição da “Rota Turística Caminhos dos Arquivos”, a qual contou com guia de turismo, iniciando a visita pelo Arquivo Público do RS e passou pela Praça da Matriz, visitou ao Memorial da Assembleia Legislativa RS e Memorial do Tribunal de Justiça RS, Instituto Histórico Geográfico do RS, Arquivo Histórico RS, Arquivo Municipal de Porto Alegre e Prefeitura Municipal.

  • 4ª SNA

O evento ocorreu de 08 a 14 de junho de 2020 e a atração deste ano foi totalmente virtual em virtude do cenário pandêmico da Covid-19 no Brasil e no mundo.

A ação apresentada foi a atualização e inclusão de novos parceiros do Projeto Caminhos dos Arquivos e, estimulou-se que os parceiros respondessem, desde o ponto de vista de cada instituição, o que um #UmArquivoÉ, a partir da emática proposta pelo Arquivo Nacional.

  • 5ª SNA

A 5ª SNA ocorreu de 07 a 11 de junho de 2021, ainda virtualmente, por causa da pandemia de Covid-19. A temática apresentada pelo Arquivo Nacional foi “Empoderando arquivos” e, fim de promover ações vinculadas à proposta, o APERS apresentou a seguinte programação:

 Palestras:

 - LGPD e Arquivos Públicos: diálogos para o acesso à informação com a participação de Jeferson Padilha (DGTIC), Clarissa Scmidt (Arquivologia/ UFF) e Lenora Schwaitzer (Ciência da Informação/ UFES).

- Documentos públicos produzidos em tempos de pandemia: perspectivas para gestão documental e preservação, ministrado pelos palestrantes Sandra Patrícia Moresco (Memórias do Mundo para América Latina e Caribe), Thiago Nicodemo (Arquivo Público de São Paulo) e Clarissa Sommer Alves (APERS).

 Oficina:

 - Empoderando Arquivos: captação de recursos para projetos, participantes: Luiz Sergio Pereira (Associação Cultural do Arquivo Nacional) e Rafael Balle (Secretaria da Cultura do RS)

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul