Museu da Comunicação Hipólito José da Costa - MuseCom

O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa - MuseCom, criado em 10 de setembro de 1974 e formalizado pelo Decreto Nº 24366, de dezembro de 1975, é uma instituição do poder público do Estado do Rio Grande do Sul, sendo um equipamento cultural voltado para a conservação, a pesquisa e a divulgação da história da Comunicação Social no Rio Grande do Sul. Os acervos, disponíveis para pesquisa, abrangem diferentes áreas da Comunicação, como: Imprensa, Televisão, Rádio e Fonografia, Publicidade e Propaganda, Fotografia e Cinema.
A missão do MuseCom é preservar e difundir os suportes e a memória das distintas formas de comunicação presentes na sociedade gaúcha, tendo como foco as produções originárias e/ou referentes ao Estado do Rio Grande do Sul.
É um museu público, subordinado à Secretaria Estadual da Cultura – SEDAC/RS.
Acervo
O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa preserva importantes acervos de diversas tipologias, de modo geral, referentes aos séculos XIX e XX.
Imprensa: O acervo de imprensa escrita reúne jornais e revistas de ampla circulação no Rio Grande do Sul, dentre os quais títulos que remetem à origem da imprensa escrita no Estado no século XIX, passando por títulos representativos dos séculos XX e XXI.
Publicidade e propaganda: O acervo de Publicidade e Propaganda é composto, em sua maior parte, por coleções de documentos iconográficos e textuais. São priorizados exemplares de materiais publicitários, independentemente do suporte, considerados inovadores, representativos ou artisticamente relevantes, em especial, aquelas que tenham sido produzidas no território do Rio Grande do Sul por empresas públicas ou privadas do estado ou com a participação de profissionais sul-riograndenses. Por outro lado, no que diz respeito à propaganda, a prioridade serão manifestações de propaganda política, em particular, de política partidária, e de campanhas e iniciativas públicas que abranjam o Rio Grande do Sul.
Cinema: Neste acervo predominam películas cinematográficas, que devido às particularidades dos suportes, requerem áreas de guarda com características específicas para esta finalidade. Contudo, este tipo de materialidade não esgota o “cinema” como manifestação cultural, pois outros tipos de registros, não apenas películas, podem ser consideradas representativas, por exemplo, materiais de divulgação de filmes. O Museu de Comunicação privilegiará a preservação e a incorporação de filmes, em película ou em outros suportes, do cinema sul-riograndense ou que foram distribuídos, reproduzidos ou veiculados por órgãos públicos do estado.
Rádio e fonografia: Integram este acervo, sobretudo, discos e fitas magnéticas de áudio, além de roteiros em papel de programas de rádio.
Fotografia: Nos acervos fotográficos do museu predominam negativos e fotografias nato-digitais. Contudo, há também diapositivos, cópias-contato, fotografias reveladas em papel por meio de diversas técnicas e em diferentes formatos, entre outros tipos.
Tridimensional: Os acervos de objetos tridimensionais do museu representam diferentes tecnologias utilizadas por atividades de Comunicação Social no decorrer do tempo, atualmente sendo predominantemente compostos de equipamentos que remetem ao uso doméstico de consumo, equipamentos de emissoras de televisão, de produtoras cinematográficas e de impressão gráfica.
Vídeo: Neste acervo predominam fitas vídeo-magnéticas de diferentes formatos, em sua maioria tendo como produtor o próprio Estado, por meio de seus Órgãos e Entidades vinculadas.
-
Endereço: Rua dos Andradas, 959 Bairro: Centro Histórico Porto Alegre/ RS CEP 90020-005
-
Telefone/ Whatsapp: (51) 97401-7425
-
E-mail: musecom@sedac.rs.gov.br
-
Horário de Funcionamento: para visitação, segunda a sábado, das 10h às 19h
- Site: www.musecom.com.br
-
Redes Sociais:
YouTube: www.youtube.com/c/musecom,
Twitter: twitter.com/visitemusecom
Facebook: www.facebook.com/visitemusecom
Instagram: www.instagram.com/visitemusecom
-
Equipe:
NÚCLEO DE ACERVOSAndrey Kevin Argenti da SilvaCassio Felipe de Oliveira PiresCarlos BarcellosDenise Nauderer HogetopEstela Machado Winter GalmarinoJosé Marcelo Mendes RibeiroLaura Isabel Marcáccio ArceLucia Helena Cunha VidalMaria Eduarda Graciolli MaidanaVinicius Bard Mathias de SouzaVivian Eiko FujisawaNÚCLEO EDUCATIVO & PESQUISAAlexia Vaz SouzaCesar Marcelo Caramês da SilvaDanielle de Lima MelloRafael Baumgarten de OliveiraRodrigo Enrich de CastroMarcelo Mielczarski BarbozaPedro Henrique MartinezRebeca de Oliveira dos SantosRichard Alves MartinsNÚCLEO ADMINISTRATIVO E CULTURALAna Paula dos SantosAdão Renê Magalhães de MeloDalva Fernandes MadalozFrancisco ValerianoJosiane Silva da CostaJúlio OliveiraLuís Alberto Nascimento CostaRoberto CardosoRychard Lins ZelihmannThais da Silva Silveira -
Serviços oferecidos: consulta on-line (https://www.musecom.com.br/acervo). Para pesquisa presencial, mediante agendamento, acesse: https://www.musecom.com.br/pesquisa. É oferecida, também, a visitação ao espaço expositivo.
-
Acesso: sem restrições para consultas nos acervos disponibilizados em repositório online, via site institucional.