Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Museu da História da Medicina do Rio Grande do Sul

MUHM Logotipo
MUHM Logotipo

Promover o interesse pela história da medicina e da saúde, como uma ferramenta de compreensão e ação sobre a realidade, por meio da preservação, investigação e divulgação do patrimônio cultural.

Instituição Privada.

Acervo:
- Seção de Acervo Arquivístico: é composto por fotografias, diplomas, receituários, anotações médicas, cartas, teses de medicina, entre outros.
Este acervo possibilita pesquisar a trajetória de muitos profissionais que se formaram e atuaram no Estado. Atualmente esta seção conta com cerca de 160 fundos pessoais e uma dezena de fundos institucionais. Entre estes últimos, vale ressaltar os fundos da própria instituição, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Porto Alegre.

- Seção de Acervo Bibliográfico: é composta por livros, periódicos e catálogos, sobre especialidades médicas, áreas da medicina, história da saúde e da medicina, além de algumas obras literárias escritas por médicos. Atualmente o Acervo Bibliográfico conta com cerca de 7 mil obras, classificadas e organizadas por especialidades médicas, contendo ainda categorias que abordam a História da Medicina e da Saúde.

- Seção de Acervo Digital: é dividido em 4 fundos:

- Fototeca: composto por fotografias históricas de personagens e Instituições que ilustram o desenvolvimento da atividade médica no RS;

- Videoteca: composto por entrevistas com médicos e familiares, documentários sobre saúde e seus profissionais;

- Audioteca: banco de entrevistas com médicos e personagens relacionados à medicina;
- Obras digitalizadas: obras raras e de referência, revistas médicas e teses de medicina.

- Seção de Tridimensional: é composta por instrumentos médicos cirúrgicos, aparelhos de diagnósticos, frascos de medicamentos, mobiliário hospitalar, acervos pessoas de médicos, entre outros. São objetos em metais, vidro, borracha, couro, plástico, têxtil, madeira, pintura, escultura, gravura, entre outros, que são organizados e separados de acordo com a sua materialidade, buscando a sua conservação preventiva.

  • Endereço: Av. Independência, 270 Bairro: Independência, Porto Alegre/ RS CEP: 90035-070
  • Telefone: (51) 3029-2900
  • E-mail: aamuhm@aamuhm.org.br
  • Horário de Funcionamento:  10h às 18h, de segunda a sexta-feira.
  • Site: https://www.muhm.org.br/
  • Redes Sociais: Instagram: @amuhm_rs. Facebook: https://www.facebook.com/muhmrs
  • Equipe: Angela Pomatti (museóloga e historiadora) e Gláucia Kulzer (historiadora)
  • Serviços oferecidos: consulta on-line, sala de pesquisa, visitas guiadas (mediante agendamento) e exposições presenciais e virtuais.
  • Acesso: sem restrições.

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul