Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Memorial Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha

MCF
Logotipo Memorial do Colégio Farroupilha

Promover o conhecimento e a reflexão sobre os arquivos escolares como lugares de memória, por meio da história da instituição, numa perspectiva que privilegie a preservação, a pesquisa, o ensino, a comunicação e a dinamização do patrimônio museológico cultural, assegurando o acesso ao Memorial do Colégio Farroupilha, e a visitação e interação da comunidade e do público ao seu patrimônio museal.

Instituição Privada.

Acervo: é composto por objetos que ajudam a contar a história da instituição, como uniformes, cadernos escolares, caneta tinteiro, mata-borrão, fotografias, mobiliário escolar, máquinas de escrever, aparelhos de projeção de toda essa história e documentos arquivados. Esses artefatos, considerados patrimônios da educação, além de contar um pouco da história da instituição, revelam concepções educacionais e geracionais de um determinado tempo e lugar e fazem interlocuções com a história da cidade e do país.

Oficinas de Educação: são realizadas de acordo com a matriz curricular da escola. São desenvolvidas oficinas sobre a história da escola e os artefatos escolares utilizados nas diversas décadas do colégio. Temas relacionados à imigração alemã e açoriana também são abordados nas oficinas. Hora do Conto sobre memória, patrimônio e cultura escolar são promovidas no espaço.

7ª Semana Nacional de Arquivos - Exposição "O Acervo e o documento mais antigo" 

00:00:00/00:00:00

Memorial Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha

A iniciativa do Caminhos dos Arquivos para o ano de 2023 e a Semana Nacional de Arquivos, atendendo à temática "Arquivos - Territórios de Vidas", é a proposta dos parceiros do Projeto elaborarem de um vídeo apresentando a insituição, o acervo e o documento mais antigo.

  • Endereço: Rua Carlos Huber, 425 Bairro: Três Figueiras – Porto Alegre /RS - CEP 91330-150
  • Telefone: (51) 3455-1875
  • E-mail: memorial@colegiofarroupilha.com.br
  • Horário de Funcionamento: 08h às 12h e das 14h às 17h, fechado na quinta-feira (turno da tarde)
  • Site: Link para acesso
  • Redes Sociais: Facebook: https://www.facebook.com/memorialcolegiofarroupilha/ e Instagram: @memorialcolegiofarroupilha
  • Equipe: 01 Doutora em Educação
  • Serviços Oferecidos: sala de pesquisa, visitas guiadas, aulas temáticas e oficinas
  • Acesso: Permitido sem restrições.

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul